Clube da Cana realiza debates sobre o bom momento da cana no Brasil
Santa Maria, na região central do Estado gaúcho, voltou a ser praça forte de boa genética Charolês. Os criadores atenderam ao chamamento da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) e encheram com animais qualificados e modernos a pista de julgamentos da 43ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. O evento foi realizado entre 8 e 18 de outubro, no parque do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Com praticamente a totalidade dos reprodutores já negociados para o Rio Grande do Sul e para outros estados brasileiros, mesmo assim compareceram em Santa Maria 10 criadores de várias regiões, que apresentaram para exposição e julgamento nada menos do que 60 exemplares Charolês.
E vale também ressaltar o retorno às pistas da Cabanha Santa Maria do Pinhal, do tradicionalíssimo selecionador de Charolês de Júlio de Castilhos, RS, Dr. Fernando de Souza Mazza.
Jurado experiente
O grande show da raça Charolês na mostra de Santa Maria aconteceu no dia 15 de outubro, com a realização dos Julgamentos de Classificação, a cargo do experiente técnico e selecionador paranaense Josef Pfann Filho (leia-se Fazenda Estrela, em Guarapuava, PR, propriedade de Annemarie Pfann e outros, onde Josef é o responsável pelas áreas de produção agrícola e pecuária).
“São mais de 15 anos de participação em feiras de importância, tais como Londrina, Guarapuava, Curitiba e Expointer, entre outras, mostras essas que me trouxeram uma visão ampla do cenário da criação de Charolês no Brasil”, começou dizendo o jurado de Classificação de Charolês em Santa Maria, Josef Pfann Filho.
Também integrante do Conselho Técnico da ABCCharolês, Pfann avaliou as filas de pista como bons animais na média. “O grupo de exemplares Charolês me impressionou pela qualidade e também pela quantidade. Eram tipos modernos e funcionais, com destaque às categorias de machos e de fêmeas acima dos dois anos de idade.
Rigoroso, Pfann Filho não deixou de comentar a existência de alguns animais com problemas de aprumos. “Isto não é uma questão de ordem genética, mas sim problemas adquiridos por incorreções no manejo. E não é uma questão de Santa Maria. Também vi situações similares em outros destacados certames da raça”, apontou o jurado.
A festa de confraternização dos criadores e a entrega de prêmios tambékm ocorreu no dia 15, à noite, na Casa do Charolês, no parque da UFSM.
Os campeões
Confira abaixo os campeões da 43ª Expofeira de Santa Maria
Fêmeas
Grande Campeã Jovem: Rose 2436 De Santo Izidro
Fêmea Box 31
Proprietário: Cabanha Santo Izidro, De Rosa Maria Fleck De Oliveira
Reservada De Grande Campeã Jovem: Rome 2424 De Santo Izidro
Fêmea Box 34
Proprietário: Cabanha Santo Izidro
Grande Campeã Adulta: Azzam 2174 Ilhana
Fêmea Box 43
Proprietário: Cabanha Santa Maria Do Pinhal, De Fernando De Souza Mazza
Reservada De Grande Campeã Adulta: Fuzarca Da Ouro Branco
Fêmea Box 57
Proprietário: Cabanha Ouro Branco, De Erni Griebeler
Machos
Grande Campeão Jovem: Mandarim Da Ouro Branco
Macho Box 52
Proprietário: Cabanha Ouro Branco
Reservado De Grande Campeão Jovem: Regal 2695 De Santo Izidro
Macho Box 05
Proprietário: Cabanha Santo Izidro
Grande Campeão Adulto: Marfim Do Cerrito 674
Macho Box 53
Proprietário: Cabanha Cerrito
Reservado De Grande Campeão Adulto: Marechal Do Cerrito 672
Macho Box 22
Proprietário: Cabanha Cerrito, De Jorge Renato De Campos Abreu
Supremo Grande Campeão:
Macho Box 52
Proprietário Cabanha Ouro Branco, De Erni Griebeler
Fonte: Charolês Online
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura