Segurança jurídica do Brasil facilita investimento saudita
Com praticamente a totalidade dos reprodutores já negociados para o Rio Grande do Sul e para outros estados brasileiros, a raça Charolês mesmo assim se prepara para mostrar a sua força, colocando uma representação de quase uma centena de animais nas pistas da 43ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. A mostra está programada para o período de 8 a 18 de outubro, no bem equipado parque do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na região central do Estado gaúcho. Mas o show Charolês se consagra no dia 15, com a realização dos Julgamentos de Classificação, a cargo de um selecionador paranaense.
“Desde meados de maio temos comercializado nossos reprodutores para inúmeros clientes no Brasil e agora, quando esquenta a temporada dos chamados remates da Primavera aqui no Sul do País, nos restam poucos animais em oferta”, explica o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), Joaquin Villegas, à frente de sua Estância Namuncurá, em Itacurubi, RS.
Joaquin Villegas
Segundo ele, a raça Charolês, desde a Expointer, vem reagindo positivamente no mercado nacional, e escolheu a mostra de Santa Maria, tradicional praça da genética Charolês, para fazer uma marcante demonstração de força e de efetiva participação como uma das mais importantes genéticas para a produção de carne de qualidade.
“Principalmente os cruzadores e os confinadores bem sabem da fantástica resposta da genética Charolês, que produz ganhos e receitas insuperáveis em termos de produção pecuária”, garante Villegas.
Já o selecionador Augusto Mascarenhas de Souza (leia-se Cabanha Santo Izidro, em Dilermando de Aguiar, RS), Diretor da Brasileira de Charolês, chama a atenção para o fato da mostra de Santa Maria ser uma exposição integrante do Ranking Nacional da Raça Charolês.
Diretor Augusto Mascarenhas
“Nós, criadores da raça, conversamos durante a Expointer e percebemos que precisamos dar mais visibilidade ao nosso Charolês. E essa presença de mais de dez criadores em Santa Maria já é uma resposta ao mercado, como quem diz: estamos aqui sim e vamos para disputa”, avalia Mascarenhas de Souza.
Outro que está empolgado com esta reação dos criadores da raça Charolês é o selecionador e Diretor de Divulgação da Brasileira de Charolês, José Carlos Dorneles, da Cabanha Tarumã, de Camaquã.
Diretor José Carlos Dorneles
“Nossas estratégias foram compreendidas pelos criadores e estão em pleno funcionamento. Basta verificar o número de criadores e de animais que estarão presentes em Santa Maria. E tem gente de todos os cantos”, acrescenta o diretor.
Julgamentos
A raça Charolês tem seus Julgamentos de Classificação programados para o dia 15 de outubro, começando pela manhã.
O jurado, que vai apontar os campeões da raça, será o selecionador Josef Pfann Filho, da Cabanha Estrela, de Guarapuava, PR. Pfann Filho também é integrante do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês.
Veja a programação em Santa Maria
De 7 a 13/10 – Entrada dos animais
Dia 14 – último prazo para exames de admissão
Dia 15 – Julgamentos de Classificação – início pela manhã
Dia 15 – À noite, entrega de prêmios, na Casa do Charolês, no parque
Charolês Online
(55) 3222.7822
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura