Petrobras testa combustível marítimo com 24% de biodiesel
Na matéria-prima da parcela renovável foi incluído o percentual de 30% em volume de gordura animal (sebo) somados aos 70% de óleo de soja
Os vencedores do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja foram revelados durante a 15ª edição do Fórum Nacional de Máxima Produtividade do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) foi realizada na manhã desta quinta-feira (29/06/2023).
O "desafio" é dividido em duas categorias: sequeiro e irrigado. A categoria sequeiro apresenta os campeões regionais (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste), que concorreram ao prêmio de campeão nacional. A categoria irrigado tem diretamente um campeão nacional.
A apresentação iniciou com dados sobre preservação ambiental. O aumento da produtividade foi responsável pela preservação de 10,7 milhões de hectares. Isso porque, fosse de outra forma, atingir a produção atual demandaria aumento de área equivalente àquele número.
De acordo com Leonardo Sologuren (acima), diretor de marketing do Cesb, a produtividade média do Brasil é 58,9 sacas por hectare (sc/ha), ultrapassando os Estados Unidos. Nos últimos 20 anos, o Brasil cresceu 55% em produtividade. Atualmente é o maior exportador, responsável por 55,2% da oferta mundial de soja. Se a média brasileira fosse a média do Cesb, o país alcançaria 87 sc/ha. Se a média continuar crescendo nos índices atuais, na safra 2032/33 atingirá 100,8 sc/ha (produtores Cesb). A dos produtores em geral será de 65,1 sc/ha.
Já Marcelo Habe, presidente do Cesb, explica que o Desafio de Máxima Produtividade é uma importante ferramenta de inovação e de transferência de tecnologia para o produtor. “O 'desafio' reforça o principal objetivo do comitê, que é contribuir para o crescimento da produtividade da cultura da soja, e de seu sistema produtivo, com sustentabilidade e rentabilidade. Este objetivo se materializa principalmente quando o produtor seleciona as tecnologias mais impactantes e financeiramente viáveis aplicadas na área do Desafio e as aplicam na sua área comercial, resultando em aumento da produtividade”.
Com 6,5 mil participantes, a 15ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja registrou recorde de inscrições e aproximadamente 950 auditorias realizadas. Para Lorena Moura, coordenadora técnica do Cesb, o rigor do processo de auditoria é a chave principal que garante a confiabilidade do Desafio de Máxima Produtividade de Soja do Cesb.
O grande campeão Nacional foi o sojicultor João Lincoln Reis Veiga, da Fazenda Congonhal, de Nepomuceno (MG), que venceu a categoria cultivo Sequeiro/Nacional e categoria cultivo Sequeiro/Sudeste, com 134,46 sacas por hectare.
O sojicultor João Antonio Gorgen foi o vencedor em duas regiões, na categoria cultivo Sequeiro/Nordeste e categoria cultivo Sequeiro/Norte. No Nordeste, com a Fazenda Barcelona, de Riachão das Neves (BA), que registrou 119,71 sacas por hectare; e no Norte, com a Fazenda São Gabriel, de Mateiros (TO), que obteve 108,63 sacas por hectare. Este duplo reconhecimento em regiões distintas, reforça a tese do Cesb de que a alta produtividade, que envolve muito conhecimento, uso de tecnologias e boas práticas agrícolas, é transferível e replicável. E por outro lado, enfraquece uma crença limitante que associa a alta produtividade com fatores como tipo de solo ou clima de uma região específica.
O vencedor da categoria cultivo Sequeiro/Sul foi o produtor Moacir Griss, da Fazenda Santa Cruz, de Clevelândia (PR), com 132,83 sacas por hectare, e o ganhador da categoria cultivo Sequeiro/Centro-Oeste foi o sojicultor Caetano Polato, da Fazenda Gravatai, de Itaquira (MT), com 106,01 sacas por hectare.
Na categoria cultivo Irrigado/Nacional, o ganhador foi o sojicultor Norio Fujisawa, da Fazenda Campos Verdes, de Itapeva (SP), com 111,75 sacas por hectare.
Veja a lista dos vencedores:
Campeão Nacional: Fazenda Congonhal (Nepomuceno, MG)
Produtividade: 134,46 sc/ha
Produtor: João Lincoln Reis Veiga
Consultor: Gerson Justo Júnior
Tamanho da propriedade: 384 hectares
Área de soja: 43 hectares
Produtividade média: 93,2 sc/ha
Categoria irrigada: Fazenda Campos Verdes (Itapeva, SP)
Produtividade: 111,75 sc/ha
Produtor: Norio Fujisawa
Consultor: Joabe Sojo
Tamanho da propriedade: 2,1 mil hectares
Área de soja: 901 hectares
Produtividade média irrigada: 92 sc/haProdutividade média fazenda: 82 sc/ha
• Região Centro-Oeste
Campeão: Gravataí Agro (Itiquira, MT)
Produtividade: 106,01 sc/ha
Produtor: Caetano Polato
Consultor: Bento Manoel Ferreira
Tamanho da propriedade: 10,3 mil hectares
Área de soja: 4,06 mil hectares
Produtividade média: 83,7 sc/ha
• Região Norte
Campeão: Fazenda São Gabriel (Mateiros, TO)
Produtividade: 108,63 sc/ha
Produtor: João Antonio Gorgen
Consultor: Edinei Antonio Fugalli
Tamanho da propriedade: 6,5 mil hectares
Área de soja: 2,9 mil hectares
Produtividade média: 84 sc/ha
• Região Nordeste
Campeão: Fazenda Barcelona (Riachão das Neves, BA)
Produtividade: 119,71 sc/ha
Produtor: João Antonio Gorgen
Consultor: Edinei Antonio Fugalli
Tamanho da propriedade: 12 mil hectares
Área de soja: 2,8 mil hectares
Produtividade média: 95 sc/ha
• Região Sul
Campeão: Fazenda Santa Cruz (Clevelândia, PR)
Produtividade: 132,83 sc/ha
Produtor: Moacir Griss
Consultor: Narciso Albino Neto
Tamanho da propriedade: 170 hectares
Área de soja: 100 hectares
Produtividade média: 97 sc/ha
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura