Andef participa do VII Seminário Sul-Brasileiro de Agronegócios
O Comitê Estratégico Soja Brasil, CESB, anuncia novidades para a 4ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013, que abre hoje as inscrições pelo site
.
A partir deste ano, além do tradicional Fórum Nacional de Máxima Produtividade - evento anual no qual os ganhadores do Desafio são anunciados e premiados -, o comitê promoverá fóruns regionais em diversas cidades para compartilhar as melhores tecnologias e práticas sustentáveis utilizadas em todo o Brasil, para o plantio da soja. Entre as cidades estão Cascavel e Castro (PR); Lucas do Rio Verde (MT) e Luiz Eduardo Magalhães (BA).
O primeiro Fórum Regional acontecerá no dia 30 de agosto, em Cascavel, no Paraná, em parceria com a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODECTEC. Nesse encontro, serão apresentados e discutidos em detalhes as tecnologias e as práticas aplicadas pelos vencedores do Desafio Safra 2011/2012 da Região Sul.
“Nosso principal objetivo em gerar atividades que estimulem a discussão em torno da sojicultura é aumentar a produtividade média do país para 67 sacas/ha (4.000 kg/ha) até 2015 no cerrado, e até 2020 nas demais regiões, com foco em sustentabilidade e rentabilidade”, afirma Orlando Martins, presidente do CESB.
Outra novidade deste ano é a criação da Rede de Pesquisadores de Alta Produtividade. Estudiosos da cultura da soja serão convidados a empreenderem pesquisas nas áreas do Desafio que têm demonstrado consistência, através das safras, no aumento de produtividade. “Um dos pilares estratégicos do CESB é o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Desse modo, o Comitê pretende incentivar linhas de pesquisas nas áreas de fitotecnia, fisiologia e genética, entre outras, para que gerem tecnologias que aumentem os patamares atuais de produtividade”, explica Martins.
Ainda de acordo com o presidente, o Desafio terá mais uma importante novidade: a inserção de uma tabela de rentabilidade na ficha de inscrição de cada área. Uma tabela que permite comparar a rentabilidade das áreas dedicadas ao Desafio com as rentabilidades das áreas comerciais de uma propriedade. “A ideia é entender o quanto o produtor rural investe para aumentar a sua produtividade, e o quanto ele obtém de lucro”, acrescenta.
Cada produtor rural e consultor técnico inscritos no Desafio Safra 2011/2012 receberam um certificado de participação. Aos que obtiveram resultados acima de 67 sacas/ha, o certificado reconhece também a produtividade alcançada.
Atualmente, o CESB é composto por 16 membros, e conta com quatro empresas patrocinadoras, Syngenta, Basf, Monsanto e Totvs, e 13 instituições apoiadoras, que atuam de forma voluntária para promover melhores práticas agrícolas com o objetivo de elevar a média de produtividade da soja no Brasil.
Os produtores rurais e consultores técnicos interessados em participar terão acesso ao regulamento e mais informações sobre o Desafio no site
.
O Desafio estimula os produtores a utilizarem talhões de suas lavouras como laboratórios de pesquisa, dos quais as tecnologias economicamente viáveis serão depois transferidas para as áreas de plantio comercial.
- Cascavel, PR - 30 de agosto, em parceria com a COODETEC.
- Castro, PR - 5 de setembro, em parceria com a Fundação ABC.
- Lucas do Rio Verde, MT - 11 de setembro, em parceria com a Fundação Rio Verde.
- Luiz Eduardo Magalhães, BA - 10 de outubro, em parceria com o Sindicato Rural de LEM, a Fundação Bahia e a Embrapa Cerrados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura