Isla disponibiliza sementes de árvores nativas
Depois do sucesso do Projeto de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas em 2012, o Sebrae/SC investirá em 2013, em parceria com a Coopercentral Aurora Alimentos, Senar, Sescoop e cooperativas agropecuárias CooperAlfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio e Coopervil, em 50 novas turmas do Programa D’ Olho na Qualidade, 15 turmas do QT Rural e 20 turmas do Times de Excelência. Ao todo, mais de 1.500 famílias participarão dos treinamentos no próximo ano.
Considerado o maior programa de formação profissional-empresarial do setor primário da economia sulbrasileira – o projeto foi avaliado, nesta semana, na sede da Associação dos Funcionários da Cooper Alfa (AARA), durante reunião entre os parceiros da iniciativa. Somente em 2012, o projeto absorveu investimentos da ordem de 1 milhão 173 mil reais. A expressão de sua grandiosidade, entretanto, está nas mudanças e transformações oportunizadas ao público atendido que, neste ano, foi de aproximadamente 4.500 proprietários de estabelecimentos rurais.
O Sebrae/SC, o Senar e o Sescoop formaram em quinze anos mais de 40.000 empresários rurais através do programa de desenvolvimento de empreendedores rurais cooperativistas no grande oeste de Santa Catarina. Trata-se de um imenso programa de formação profissional rural do país com duas vertentes: o programa De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural que reúne recursos da Coopercentral Aurora em parceria com Sebrae, Senar, Sescoop e cooperativas agropecuárias filiadas. Os investimentos permitem a formação anual de milhares de produtores rurais do extremo oeste, oeste, meio-oeste, planalto norte e planalto serrano de Santa Catarina.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou que o foco é gerar condições dos empreendimentos rurais serem capazes de atender demandas do mercado através do gerenciamento da propriedade, utilizando ferramentas universais de análise e solução de problemas. “A iniciativa também permite apoiar as famílias cooperativistas na elevação do grau de competitividade do negócio rural, especialmente os produtores de suínos, aves, grãos e leite filiadas às cooperativas agropecuárias do sistema Aurora”.
Neste ano, o esforço instrucional geral compreendeu 82 turmas com 4.538 participantes e carga horária total de 11.847 horas/aula. Foram formados 360 participantes no programa Qualidade Total Rural tradicional (QTR), 504 no QTR revisado; 1.584 produtores no programa De Olho; 60 técnicos no De Olho para granjas, 30 no curso de capacitação de técnicos. Outros 2.000 produtores que concluíram, no passado, esses dois cursos participaram dos seminários da qualidade com o objetivo de reforçar a aprendizagem.
Segundo o gerente regional do Sebrae em Erechim, Almir Luis Barriquello, e a técnica de Porto Alegre, Maria Eni Fraga, somente no Rio Grande do Sul foram formadas neste ano mais de 50 turmas no Programa D’ Olho e mais de oito turmas no QT Rural – a maioria associados da Cotrel, Cooper A1, Copérdia e outras cooperativas e entidades. Os resultados mostram uma melhora significativa na autoestima do produtor, motivação para que permaneçam na propriedade, além de melhora na gestão administrativa com visão de negócios, noção financeira e de balanço patrimonial e planejamento da propriedade. “Os empreendedores que participam do projeto conseguem ter visão de futuro, estabelecendo metas para cumprir em determinado prazo. Eles entendem o quanto é importante buscar a resolução de problemas no grupo e também passam a valorizar mais a preservação ambiental”, destacou Barriquello.
O coordenador de treinamento da Coopercentra Aurora Alimentos, Joel José Pinto, destacou que os programas de qualidade total rural, além da importância como ferramenta para a melhoria de renda e qualidade de vida, servem como base para a implantação da rastreabilidade para as cadeias de suínos, aves e leite.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura