Cepea lança Indicadores de Açúcar e Etanol para o estado de Goiás

01.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

A partir de hoje, o mercado sucroalcooleiro conta também com indicadores de preços diários do açúcar cristal e semanais do etanol anidro e do hidratado combustíveis para o estado de Goiás. Esses indicadores são elaborados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol no Estado de Goiás (Sifaeg).

Goiás foi o quarto produtor nacional de cana-de-açúcar na temporada 2009/10, atrás de SP, MG e PR. Conforme dados da Conab, produziu naquele ano-safra 40,09 milhões de toneladas de cana, com potencial de ampliar em cerca de 30% esse volume na safra corrente. A produção do estado é fortemente alcooleira, mas a oferta de açúcar, que somou 1,4 milhão de tonelada em 2009/10 (dados da Conab), pode ter um reforço por volta de 45% nesta safra - estimativas da mesma entidade. Em 2009/10, as usinas em atividades no estado produziram 1,709 bilhão de litros de hidratado e 485 milhões de anidro. Para a temporada 2010/11, a Conab estima aumento de 30% para o volume de hidratado e de 16% para o de anidro.

O Cepea é responsável também por indicadores sucroalcooleiros para os estados de São Paulo, Alagoas e Pernambuco, onde são utilizados como base para a remuneração da cana aos agricultores que negociam pelo sistema Consecana. O Indicador diário do Etanol Hidratado posto Paulínia-SP serve para a liquidação financeira do contrato futuro lançado em 17 de maio pela BM&FBovespa.

A metodologia de levantamento de informações que resultam nos indicadores é comum para o açúcar e o etanol nos diversos estados. Consiste em contato diário da equipe Cepea com compradores, vendedores (usinas) e intermediários de negócios dos setores. Na maioria das vezes, a comunicação é feita por telefone, mas são recebidas informações também através de mensagens eletrônicas.

A exemplo dos indicadores de açúcar cristal já estabelecidos para os outros estados, o Indicador CEPEA/ESALQ para o estado de Goiás se refere ao produto com mínimo de polarização de 99,7 graus, máximo de 0,10% de umidade, cor ICUMSA mais freqüente 130 - 180, máximo de 0,07% de cinzas, ensacado em sacas novas de polipropileno, destinado exclusivamente ao mercado goiano.

O Indicador do Açúcar representa a média simples de negócios efetivados por usinas do estado e é divulgado em reais por saca de 50 kg, a retirar na unidade de produção (usina) ou em armazéns (PVU). O valor inclui 12% de ICMS, 9,25% de PIS/Cofins e 5% de IPI. Os negócios captados pela equipe Cepea a prazo são trazidos para valor presente pela taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Os Indicadores CEPEA/ESALQ semanais do anidro e do hidratado, ambos combustíveis, para o estado de Goiás se referem à venda do produto por usinas atuantes naquele estado destinado ao consumo em território goiano. No caso desses indicadores, os valores médios captados são ponderados pelo volume dos respectivos negócios. A divulgação ocorre no último dia útil de cada semana, em reais por litro, livre de impostos, não sendo, tampouco, considerado qualquer tipo de incentivo que possa haver para o hidratado. Também neste caso, os indicadores se referem ao produto a retirar na usina (PVU).

A divulgação no site do Cepea é feita às 18h45 - para o açúcar, diariamente e, para o etanol, às sextas-feiras (ou último dia útil de cada semana).

Link direto do Indicador do Açúcar Goiás:

Link direto dos Indicadores do Etanol Goiás:

,

Comunicação Cepea

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025