C.Vale e Basf mobilizarão mais de 1.500 alunos no Projeto Mata Viva
Em meio à turbulência da economia internacional, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, Cepea, da Esalq/USP fazem projeções para pecuária de corte brasileira nos próximos anos. Considerou-se uma taxa de crescimento de produção de carne bovina de 4,98% ao ano – número definido a partir dos últimos dez anos e considerado factível para a situação da atividade no cenário nacional e mundial. A taxa de crescimento do PIB foi estimada em 3,5% para os próximos anos, com base em informações de mercado.
Sob essas condições, a produção brasileira, que neste ano é estimada por volta de 9,5 milhões de toneladas, ultrapassará os 14 milhões de toneladas até 2018, enquanto o consumo interno ficará entre 7 e 9 milhões de toneladas. Esses números deixam clara a forte tendência de aumento do excedente para exportação. Para 2008, é esperado um crescimento de 2,53% no consumo doméstico e de 12% do volume disponível para exportação, segundo projeções do Cepea. Para o ano que vem, se mantidos o crescimento da produção em 5%, do consumo interno de 2,5% e do PIB brasileira em 3,5%, o total para exportação chegará a 2,9 milhões, volume 11,5% maior que o estimado para 2008.
Logo, é premente a necessidade de novos mercados compradores e/ou a intensificação das compras dos atuais clientes da carne brasileira – desafio agravado pela crise instalada.
Mercados como o da China, Japão e de países emergentes deverão, a médio-prazo, demandar mais carne brasileira, incluindo a bovina, pelos preços relativamente baixos do produto. Na esfera doméstica, o consumo de carne bovina está muito atrelado à renda e, conseqüentemente, ao PIB. Uma tentativa de evitar a diminuição do consumo de carne é a redução dos preços, o que, de fato, pode acabar ocorrendo pelo aumento estimado da oferta aos brasileiros.
A equipe do Cepea analisa também:
- Agropecuária brasileira sofre impacto da crise mundial
- Produção deve crescer mais que demanda
- Primeiros impactos da crise
- Ritmo de alta diminui, mas não alivia aumento do ano
- Custos efetivos recuam depois de mais de 20 meses em alta
No site do Cepea, essas análises e de meses anteriores estão disponíveis na página de custos de produção (em pdf) e também em Imprensa (em word). O Cepea disponibiliza também informativos estaduais.
A análise completa sobre o mercado do boi, outras informações sobre o mercado pecuário, incluindo cotações diárias e análises semanais estão disponíveis no site : www.cepea.esalq.usp.br/boi e através do Laboratório de Informação do Cepea, com o professor Sergio De Zen: (19) 3429 8837 / 8836 e cepea@esalq.usp.br
Fonte: Cepea - (19) 3429-8836 / 8837 / www.cepea.esalq.usp.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura