Artigo: Redução do volume de água nas aplicações de defensivos em cana-de-açúcar e o ganho na capacidade operacional
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar comemorou, nesta sexta-feira (21), seus 20 anos de implantação na cidade de Araras com a inauguração de seis novos laboratórios didáticos. Os novos espaços fazem parte das ações implementadas a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e atenderão às demandas dos cursos ofertados no campus Araras da Instituição.
São dois novos laboratórios de Física, dois de Química e dois de Ciências Biológicas, com um total de 832,2 m². Foram cinco meses de obra e investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão. Equipamentos, reagentes e vidrarias que serão utilizadas nos laboratórios já foram adquiridos e os novos espaços didáticos começarão a ser utilizados pela comunidade universitária no próximo ano.
Para o diretor do CCA, Noberto Antonio Lavorenti, os laboratórios serão utilizados por vários cursos da Universidade, ampliando os espaços de ensino e pesquisa do campus. "Esses novos laboratórios de ensino não irão atender somente a demanda dos novos cursos do Reuni, como também do curso de Agroecologia e os outros já consolidados na Universidade", revela Lavorenti.
As instalações do CCA da UFSCar estão enraizadas em contextos históricos da cidade de Araras. Os 230 hectares de extensão, onde hoje funcionam laboratórios, salas de aulas e toda a infraestrutura do CCA, até o ano de 1953 eram tomados por plantações de café da Fazenda Santa Escolástica que, em novembro daquele ano, foi comprada por Gileno de Carli, presidente do Instituto de Açúcar e Álcool (IAA).
Com isso, a fazenda passou a trabalhar com a cana-de-açúcar, por meio do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (Planalsucar), órgão ligado ao IAA.
Em 1990 foi extinto o IAA e, em janeiro de 1991, a UFSCar incorporou as unidades paulistas do também já extinto Planalsucar. Com a incorporação, foi criado o segundo campus da Universidade, onde passou a funcionar o Centro de Ciências Agrárias (CCA), que iniciou suas atividades em março do mesmo ano.
O curso de Engenharia Agronômica foi o primeiro a ser implantado em Araras, em 1993. Em 2006, teve início o segundo curso de graduação no campus, o de Bacharelado em Biotecnologia, e o primeiro Programa de Pós-Graduação, com mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Atualmente, são seis cursos de graduação, com cerca de 640 alunos e dois de pós-graduação, com, aproximadamente, 85 pós-graduandos. Informações completas sobre o CCA da UFSCar podem ser acessadas em
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura