Pesquisa ESALQ destaca a relação entre a floresta e os primatas
Buscando o aperfeiçoamento do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul (CEMTEC-MS), o governo estadual deve instalar inéditos pontos de observação agroclimatológicos.
A iniciativa, a cargo da Secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias, será discutida nesta quarta-feira (5) em Brasília, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo a secretária Tereza Cristina, o projeto pretende agregar novos pontos de observação a rede monitoramento do CEMTEC – permitindo que o órgão, vinculado a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), também forneça dados dos solos. Os equipamentos, voltados especificamente para o monitoramento de informações agropecuárias, serão viabilizados por meio de convênio com o Mapa.
“Estamos discutindo com Ministério da Agricultura a instalação de 50 destes novos equipamentos nos municípios do Estado”, revelou, explicando que a partir da implantação, o CEMTEC passará a fornecer dados agroclimatológicos do Estado, permitindo a elaboração de zoneamentos agrícolas mais precisos.
O gerente de pesquisa da Agraer, Hércules Arce, explica que os aparelhos possuem sensores capazes de captar a umidade e temperatura do solo, além de medir precipitação, umidade do ar e velocidade do vento. Desta forma, destaca Arce, O CEMTEC apontará aos produtores estaduais o comportamento do solo e qual o melhor período de manejo.
“Vamos integrar a informação meteorológica com a informação de interesse agrícola, permitindo que o Estado monte um mapa de indicações de uso de solo para a agricultura”, e conclui, “assim, conforme a estação, serão indicadas quais são as regiões mais aptas aos trabalhos agrícolas”, conclui.
Alexssandro Loyola
Assessoria de Imprensa Seprotur
(067) 3318-5053 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura