Dow AgroSciences disponibiliza o Glizmax no Brasil
A Cabanha Catanduva, uma das mais tradicionais produtoras brasileiras de Angus, com sede em Cachoeira do Sul/RS, fará em 28 de maio, no Centro de Eventos do Internacional, em Porto Alegre, o 3º Red Concert.
O evento ofertará 40 vacas PO de genética genuína da Catanduva e dos parceiros: Cabanha da Maya (Bagé), de Zuleika Torrealba, que fez o 1º clone Angus do Brasil, Cabanha Santa Clotilde, de Luís Bove Santayana, do Departamento de Tacuarembó, um dos mais respeitados pecuaristas do Uruguai, e Cabanha Espinilho (Cruz Alta), de Roberto Soares Beck.
Serão apresentadas matrizes prenhas de 2 e 3 anos, doadoras comprovadas e vacas com cria, além de um touro da parceria Red Black da Catanduva e da Terra Costa, de Santo Antônio da Patrulha, e outro da Cabanha da Maya.
Os exemplares foram escolhidos detalhadamente pelo proprietário Fábio Gomes e sua filha, Fabiana. Será possível adquirir filhas de Catanduva Nostradamus, duas vezes Grande Campeão da Expointer, em 2004 e 2005, e um dos melhores pais nacionais, em 2009 e 2010, com base nos resultados de seus filhos em pista em todo o Brasil, e de Catanduva Inquisidor, campeão progenie de pai na Expointer 2005. Outro destaque será a venda de uma irmã inteira da terneira avaliada entre as melhores vermelhas no Fórum Mundial do Angus em julho de 2009.
O Red Concert estabeleceu um marco nos leilões de elite angus no País. “O evento recebe criadores do Brasil, Argentina e Uruguai em uma grande festa que tem a excelência dos animais como destaque”, afirma a proprietário Fábio Gomes. “Desde 2005, quando fez seu primeiro remate, a Catanduva sempre se propôs a dividir o que tem de melhor na sua seleção feita ao longo dos últimos 20 anos”, diz.
Esse histórico de credibilidade e qualidade comprovada nas pistas garante bons resultados nas vendas. Em 2009, o 2º Red Concert obteve a maior média de preços do País, de R$ 35 mil.
O evento terá o Trajano Remates como escritório responsável com Marcelo Silva como leiloeiro. Os exemplares poderão ser adquiridos em 25 parcelas.
O evento
Para dimensionar todo o trabalho da Cabanha na formação da melhor genética Angus, Fábio Gomes e Fabiana decidiram tornar o Red Concert um evento especial. O remate de elite expõe aos clientes e criadores que participam do evento arte e música num ambiente requintado. O leilão é fechado somente para convidados.
A abertura será com o Sexteto de Cordas do Theatro São Pedro. A cantora gaúcha Andrea Cavalheiro fará uma participação especial cantando o hino nacional e do Rio Grande do Sul. O ambiente terá exposição da Casa La Victoria e leilão de algumas peças valiosas. Fabiana escolheu uma música especial para cada exemplar que entrar em pista identificada com o animal.
Ao final, os convidados assistirão ao show da cantora argentina Teresa Parodi, que fará um tributo a Mercedes Sosa.
Cabanha Catanduva – genética genuína
A Cabanha Catanduva é referência na criação de Angus no Brasil e no Uruguai. Sua história com a raça começa em 1990, quando Fábio Gomes decide investir no angus com pelagem vermelha e inicia a formação do plantel, adquirido principalmente da Argentina e de Uruguaiana – naquela época, havia pouca oferta no Brasil.
Em 1995, o 1º leilão Catanduva oferta o maior número de touros red angus do Brasil PO, o que ocorre até hoje.
Nesse período, a Catanduva estabelece importantes e sólidos relacionamentos e passa a fazer algumas parcerias. Uma delas, com a Cabanha La Coqueta, do Uruguai, proprietária do maior criatório da raça em seu país.
O reconhecimento nas pistas vem a partir de 1997, quando Catanduva Delegado foi Campeão Terneiro e 3º melhor macho da Expointer. Em 1999, conquista seu 1º Grande Campeonato na Exposição, com Catanduva Reena.
A Cabanha também vem se destacando com o resultado dos filhos e filhas de seus touros e matrizes em um meio na qual predomina o uso de genética importada a partir da inseminação artificial.
“Na ExpoLondrina 2010, por exemplo, 80% dos animais apresentados eram fruto de genética importada. Mas a grande campeã foi filha de um touro Catanduva”, afirma Gomes. A grande campeã da Exposição de Avaré 2010, de São Paulo, é filha do Catanduva Nostradamus. A Cabanha já está na 3ª geração de campeões com animais filhos de pai e mãe Catanduva.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - 51.30293249
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura