Bayer CropScience e Dow AgroSciences assinam acordo global de licenciamento mútuo
Uma das amêndoas comercializadas no mercado internacional, a castanha-do-brasil acaba de se tornar tema da nova árvore do conhecimento da Agência de Informação Embrapa.
Trata-se de um sistema web destinado à organização, ao armazenamento, à divulgação e ao acesso à informação tecnológica gerada nas Unidades de pesquisa da Empresa. Formas de cultivo, características da espécie e relações com o ambiente, qualidade e produção de alimentos seguros (PAS), usos potenciais, colheita e pós-colheita são alguns aspectos que o usuário vai encontrar detalhados nas páginas eletrônicas (veja serviço) desenvolvidas sobre o assunto.
Segundo a editora-técnica da Árvore do Conhecimento Castanha-do-Brasil, a pesquisadora Joana Maria Leite de Souza, da Embrapa Acre (Rio Branco/AC), o conteúdo será útil para vários segmentos de público. “Conseguimos reunir muita informação, e, com isso, contribuir para o fortalecimento da pesquisa e o desenvolvimento da cadeia produtiva da castanha-do-brasil, tanto no Brasil como na Bolívia e no Peru, países também produtores e onde há estudos dessa matéria-prima”. Para organizar o conteúdo, também participaram pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), responsáveis pela parte de socioeconomia e entomologia, além de outros especialistas, entre os quais pesquisadores da Embrapa Roraima (Boa Vista/RR) e de universidades que colaboraram com artigos sobre o assunto. Na árvore podem ser encontradas ainda publicações on-line na íntegra, vídeos, como o de boas práticas na produção de castanha-do-brasil, e áudio de um dos programas de rádio do Prosa Rural, produzidos pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).
As possibilidades de acesso à árvore do conhecimento – não só à da castanha-do-brasil como também às de outros produtos e temas já disponíveis na Agência de Informação Embrapa – são variadas: por meio da navegação em uma estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca. Atualmente, estão disponíveis árvores do conhecimento de cultivo (arroz, banana, cana-de-açúcar, feijão, manga e trigo), de criações (agronegócio do leite) e temáticas (agricultura e meio ambiente, bioma Cerrado, espécies arbóreas da Amazônia e reprodução animal).
Fonte de pesquisa – A Agência de Informação Embrapa utiliza tecnologia de informação desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Os softwares Hipervisual e HiperEditor, usados na criação e edição de uma árvore hiperbólica, é que possibilitam a visualização e a navegação em estrutura ramificada. Assim, as informações disponíveis na web podem ser acessadas de forma mais eficaz do que o são quando acessadas pela tradicional navegação por hiperlink, o que oferece ao usuário uma visão global da estruturação do conteúdo, ou seja, sem que ele perca o contexto da informação.
Serviço
Acesse o conteúdo da Árvore do Conhecimento Castanha-do-Brasil, na Agência de Informação Embrapa, em:
Kátia Marsicano
Embrapa Informação Tecnológica
(61) 3448-4590
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura