Carne bovina: o problema parece estar mesmo no mercado doméstico

12.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Historicamente, os preços da carne bovina sobem de julho para agosto, graças ao aquecimento da demanda com a volta às aulas. Também tendem a subir em início de mês, ao menos na maior parte deles, em função do pagamento de salários.

Este ano, porém, temos preços em queda no início de agosto. O boi casado (carcaça no atacado) já recuou quase 4% desde o começo do mês. O preço médio desses primeiros dias de agosto, em relação à média de julho, está cerca de 2% mais baixo. Os dados são da Scot Consultoria.

Três possíveis culpados: crise mundial (que de um jeito ou de outro afeta negativamente a renda dos consumidores), arrefecimento das exportações (em função dos preços relativamente baixos, um reflexo da crise, e da apreciação cambial) e atraso na volta às aulas (por conta da Gripe A).

Poderia ser um pouco disso tudo, mas a mídia noticiou ontem que as exportações de carnes reagiram significativamente neste início de agosto. Não é hora de sair comemorando, mas parece que a frouxidão da carne bovina no mercado interno não é resultado de um fraco desempenho das vendas externas.

O problema, pelo jeito, está aqui. Se for, principalmente, o atraso na volta às aulas, ele começará a ser equacionado ao longo dos próximos dias.

Vamos ver.

Fabiano Tito Rosa

Scot Consultoria

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025