Caravanas de produtores têm inscrição grátis no Congresso Brasileiro de Mandioca

25.09.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Caravanas de produtores estão isentas do pagamento da inscrição no XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), que vai acontecer de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), numa realização da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia.

Segundo o pesquisador Carlos Estevão Cardoso, presidente da comissão organizadora do evento, a ideia é que as secretarias municipais de agricultura viabilizem a participação de associações de produtores. “As secretarias precisam enviar e-mail para inscricoes@gt5.com.br informando o nome do município, o número de integrantes e o número da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) dos produtores”, explica. Se os produtores desejarem participar dos minicursos deverão pagar a taxa de 20 reais cada.

Para as outras categorias de participantes, o valor da inscrição é de 190 reais (estudante associado à SBM), 300 reais (estudante não associado), 350 reais (profissional associado) e 460 reais (profissional não associado).

Todas as inscrições devem ser feitas até 18 de outubro no endereço www.congressomandioca2013.com.br. Após esta data, somente serão realizadas no local do evento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (71) 2102-6600 ou e-mail inscricoes@gt5.com.br

Temas das conferências:

Sistema de produção, pesquisa, transferência de tecnologia e organização da cadeia de mandioca na Tailândia

Conferencista: Adul Vinaiphat (Thai Tapioca Development Institute – TTDI, Tailândia). Moderador: Bernardo Ospina Patiño (Clayuca, Colômbia)

Sistema de produção, processamento artesanal e industrial e avanços tecnológicos na cultura da mandioca na Nigéria e na África

Conferencista: Martin Fregene (Ministério da Agricultura e Recursos Naturais da Nigéria). Moderador: Alfredo Cunha Alves (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Temas das mesas-redondas:

Desafios do melhoramento genético da cultura mandioca

Mandioca como fonte de carboidratos e proteína para alimentação animal

Mecanização do plantio e da colheita: avanços e desafios

Material propagativo de mandioca de qualidade genética e fitossanitária

Inovações e sustentabilidade na cadeia agroindustrial da mandioca.

Boas práticas de manejo do solo para a cultura da mandioca

Oportunidades no mercado de mandioca decorrentes da Copa do Mundo e das Olimpíadas

Mandioca: gastronomia, nutrição e saúde

Temas dos minicursos:

Micropropagação e multiplicação acelerada de mandioca (Instrutores: Antônio da Silva Souza – Embrapa Mandioca e Fruticultura / José Raimundo Ferreira Filho – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA/Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Empreendedorismo na cadeia da mandioca: o caso da CBPACK (Instrutor: Cláudio Rocha Bastos – CBPACK)

Alimentação animal com mandioca (Instrutor: Harold Ospina Patiño – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

Insetos e pragas da cultura da mandioca (Instrutores: Vanda Pietrowski – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste / Rudiney Ringenberg - Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Beiju colorido e pizzaoica (Instrutores: Joselito da Silva Motta – Embrapa Mandioca e Fruticultura / Layr Marins – chef de cozinha)

Adubação e manejo da poda na cultura da mandioca (Instrutor: Mário Takahashi – Instituto Agronômico do Paraná – Iapar)

Custo de produção e rentabilidade da mandioca (Instrutores: José da Silva Souza – Embrapa Mandioca e Fruticultura / Lucílio Aparecido Alves – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea/ USP)

Processamento mínimo em mandioca de mesa (Instrutoras: Luciana Alves de Oliveira / Jaciene Lopes de Jesus – Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Controle do mato em mandioca (Instrutores: José Eduardo Borges de Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura) / Vladimir Antônio Peressin – Instituto Agronômico de Campinas –IAC)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025