Epamig realiza dia de campo de fruticultura no Projeto Jaíba, Norte de Minas
Começou neste sábado (27) e vai até o próximo domingo (4/9) a exposição da raça Canchim na 34ª Expointer, que acontece em Esteio, RS.
Entre os animais de destaque nas pistas brasileiras estão o grande campeão nacional 2011 Jubileu MN da Água Marinha, de Deniz Ferreira Ribeiro; Nicolau da Santa Carolina, de Mário Nascimento de Paula Xavier, grande campeão 2011 em Guarapuava (PR) e reservado campeão nacional Junior maior 2011; Ixtinto Agro Pastoril Borg, grande campeão nacional frigorífico 2011 e reservado grande campeão em Guarapuava 2011, de propriedade de Haroldo Borg; Amorosa da Pereira, da Família Henrique de Geus, grande campeã em Guarapuava 2011; e Martin da Itamarati, campeão nacional touro jovem 2011.
Ao todo estão expostos 57 animais dos criatórios de Deniz Ferreira Ribeiro (Fazenda Água Marinha, de Águas de Santa Bárbara, SP), Família Henrique de Geus (Fazenda Pereira, de Carambeí, PR), Haroldo Borg (Fazenda Barrinha, de Tibagi, PR), Luiz Carlos Dias Fernandes (Fazenda Santa Maria, de Três Lagoas, MS), Mário Nascimento de Paula Xavier (Fazenda Santa Carolina, Imbituva, PR) e Raphael Antonio Nogueira de Freitas (Fazenda dos Ipês, de Aparecida do Taboado, MS).
A exposição e julgamento na Expointer integram a estratégia traçada pela atual diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), que pretende ampliar o tamanho da raça no país. A aproximação formal com os criadores gaúchos é um dos pilares do projeto. “Na oportunidade faremos inúmeros contatos. Nosso objetivo é criar um núcleo da ABCCAN no Rio Grande do Sul”, afirma Raphael Antonio Nogueira de Freitas, diretor de Eventos da entidade. Como ele explica, há no Estado um grande número de animais meio sangue Canchim e Charolês, meio sangue Canchim e Nelore e Canchim 5/8.
Neste primeiro momento, segundo o diretor, o esforço da diretoria é para estreitar o relacionamento entre os criadores. E para o próximo ano já é considerada a possibilidade de realização de um leilão durante a Expointer.
De família de antigos criadores de Canchim em Alegrete, no Rio Grande do Sul, o veterinário André Plastinas Gomes, da Estância Sá Brito – que será o árbitro do julgamento da raça na Expointer – tem 250 vacas Charolesas e 100 da raça Canchim, com as quais produz os touros das raças para produzir seu gado comercial. Ele garante que o Canchim da Estância é, sem dúvida, o que apresenta os resultados mais interessantes: melhores taxas de prenhez e bezerros mais pesados. “Por diversas vezes temos 100% de terneiros desmamados por vacas prenhas”, afirma o produtor. Seu sistema de criação é totalmente em campos nativos, sem suplementação, apenas com acesso ao sal mineral. Os bezerros nascem em setembro e outubro e são desmamados em março e abril. As médias de peso são sempre em torno de 260 quilos, sendo que os mais destacados pesam mais de 300 quilos. Ali são produzidos também os reprodutores, que começam a trabalhar no gado comercial quando têm entre um e dois anos e, após os dois anos, são comercializados para criadores que trabalham com cruzamento industrial e querem imprimir em seus rebanhos o peso e o rendimento de carcaça que o Canchim acrescenta às raças britânicas – que hoje dominam a pecuária gaúcha. O gado cruzado Charolês-Canchim é vendido gordo aos frigoríficos da região. Já os novilhos são comercializados a partir dos 16 meses, pesando em média 430 quilos. Aos 24 meses, com 520 quilos e, aos 30 meses, muitas vezes chegam a pesar 600 quilos. As vacas de descarte, adultas pesam em média 560 quilos. E quanto maior for o grau de sangue Canchim, mais rápido chegarão à condição de abate.
Para André Plastinas Gomes, existe hoje grande possibilidade de crescimento das duas raças. Se bem criadas e selecionadas, com um bom programa de avaliação genética, poderão voltar a ter o destaque que tiveram graças à grande capacidade de adaptação a qualquer forrageira, a superior conversão alimentar, o maior rendimento de carcaça e a possibilidade de produção de uma carcaça mais pesada sem perder a capacidade de acabamento, cobertura de gordura e marmoreio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura