CAMERA adquire dois ativos da Vanguarda Agro localizados no Rio Grande do Sul

26.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Alice Krummenauer

A CAMERA - Agricultura, Alimentos e Energia, de Santa Rosa/RS, comunica a apresentação de proposta vinculante de aquisição dos ativos da Vanguarda Agro no Rio Grande do Sul.

Fábrica de óleos e farelos São Luiz Gonzaga: com capacidade de processamento de soja de 900 toneladas por dia, tem o diferencial estratégico de ser multi-óleos, contando com um processo de última geração para o processamento de girassol e canola. Dispõe de terminal de carga e descarga ferroviário; e logística rodoviária em forte sinergia com a rede de armazéns de originação da própria Camera. Sua situação geográfica beneficia o abastecimento de óleo degomado para a produção de biodiesel na Usina de Biodiesel de Ijuí (com capacidade de produção recém ampliada), localizada há 110 quilômetros de distância.

Usina de Biodiesel Rosário do Sul: inaugurada em 2009, figurava como uma das principais usinas da antiga Brasil Ecodiesel. Tem capacidade autorizada pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis - ANP - de 360 metros cúbicos de biodiesel por dia. Localizada na Metade Sul do Estado, conta com terminal ferroviário próprio e boas condições logísticas rodoviárias, inclusive com diferenciada aproximação para com o Uruguai. Com a importante expansão da produção de soja no sul do RS experimentada ao longo dos últimos 5 anos, no longo prazo poderá receber uma planta de extração - investimento para o qual o plano diretor do parque industrial já foi previamente concebido.

Nossa Divisão industrial passa a contar com 7 unidades produtivas próprias: Fábrica de Alimentos Santa Rosa, Fábrica de Rações Santo Cristo, Usina de Biodiesel Ijuí, Engenho de Arroz São Borja, Fábrica de Óleos e Farelos Estrela, além das 2 recém adquiridas. A capacidade de extração própria diária chega a 4,9 mil toneladas de soja (cerca de 80 mil sacos de 60 quilos), equivalente a 1,8 milhão de toneladas de soja por ano - 16% da safra gaúcha.

Esta robusta capacidade de extração esta alinhada à nova capacidade de produção de biodiesel, que passou para 1.010 metros cúbicos ao dia (363 milhões de litros por ano). A Camera continua auto-suficiente no abastecimento de matéria-prima óleo vegetal para sua crescente produção de combustíveis renováveis, além de abrir caminhos mais estruturados para uma consistente diversificação de culturas, através da moderna extração multi-óleos adquirida.

O volume incremental de farelo de soja produzido, além de tornar-se ingrediente para os produtos de nutrição animal comercializados com marca própria no mercado doméstico, reforça nossa visão de sustentabilidade do agronegócio

gaúcho. Visão esta que se materializa através da política comercial da companhia desenvolvida ao longo da última década, focada na contínua transição da exportação de grãos in natura para produtos industrializados nas suas regiões de origem - ou seja, no interior do Rio Grande do Sul. Produtos estes com valor agregado, contribuindo positivamente com diferenciadas oportunidades de trabalho aos jovens profissionais oriundos de universidades e cursos técnicos locais; geração de renda nas comunidades distantes da capital, dos centros industriais e dos portos marítimos, extremamente carentes de atividades industriais ao seu entorno; recolhimento de tributos nos municípios; e maior abertura, inserção e participação das comunidades diretamente relacionadas ao dia-a-dia da companhia.

Ao comemorar 40 anos de fundação, a Camera qualifica-se como importante empresa do agronegócio gaúcho e nacional. Buscamos, com o aumento do porte do negócio e o foco na melhoria contínua do nível de governança corporativa, desenvolver as condições necessárias para a abertura do capital na Bolsa de Valores até 2014.

Em 2011, o faturamento projetado de R$ 1,6 bilhões (+ 50% sobre 2010) já foi atingido, devendo aproximar-se da casa dos R$ 2 bilhões. Para 2012, passamos a projetar um crescimento de 20% advindo da presente aquisição, somado a outros 20% resultados do crescimento orgânico.

Com relação à geração de empregos, estima-se um incremento de 20% do quadro de pessoal, superando para 2012 a marca de 1.500 pessoas alocadas em mais de 60 unidades corporativas, operacionais e de negócios - todas distribuídas pelo interior do RS.

O incremento da capacidade estática de armazenagem de granéis, um fator crítico de sucesso para este setor do agronegócio, também vem sendo expandido. Às 700 mil toneladas de armazenagem atuais da companhia serão acrescentados para o próximo ano, fruto de crescimento orgânico e por consolidação, 280 mil toneladas. Passamos a contar com uma logística de armazenagem estática de granéis de 980 mil toneladas, sendo 120 mil advindas da presente aquisição. Em resumo, a capacidade de movimentação de granéis para 2012 cresceu relevantes 40%.

Os investimentos realizados fazem parte do Compromisso Camera 2021, plano estratégico que vislumbra apropriadas condições de sustentabilidade para o agronegócio brasileiro nos próximos anos, com a continuidade da forte demanda mundial por alimentos e por fontes de energias verdes e renováveis.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025