Câmaras Setoriais propõem agendas estratégicas para incrementar as cadeias produtivas de MS

26.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

"Uma nova etapa e com um aproveitamento mais efetivo, pois as Câmaras Setoriais Contribuem sobremaneira para o Desenvolvimento do nosso Estado", resumiu a Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) ao falar da importância desse espaço de discussão da cadeia aos coordenadores e secretários executivos empossados hoje (26) de manhã. A solenidade reuniu autoridades, parceiros e vários representantes setoriais, que puderam também compartilhar da palestra do coordenador geral de apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura (MAPA), Aguinaldo José de Lima. Na ocasião Lima falou exatamente sobre “Função e estratégias de atuação das Câmaras Setoriais”.

Instituída gradualmente desde 2003, hoje com 14 em operação, as Câmaras Setoriais são consideradas um importante elo entre o governo e o agronegócio sul-mato-grossense. Seguindo o estatuto - que determina a eleição e/ou recondução ao cargo a cada dois anos - com a posse dos novos coordenadores e seus executivos, segundo a secretária, começam a se organizar agendas estratégicas e fixação de metas e indicadores, que constituem a base do planejamento estratégico para atuação das Câmaras. "Me comprometo com a maior participação da Seprotur nesse novo momento. Espero que estejamos iniciando hoje uma nova etapa com um aproveitamento mais efetivo e que os resultados sejam os mais desejáveis possível", destacou Tereza Cristina durante a solenidade de abertura.

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense do Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore), Luis Calvo Ramires Júnior, reempossado como Coordenador da Câmara Setorial Consultiva da Floresta, foi escolhido para falar em nome dos demais empossados e destacou a vivência junto ao fórum de discussão e a importância que o mesmo tem trazido para o desenvolvimento econômico do Estado. "O desenvolvimento precisa se reorganizar e as Câmaras Setoriais vem para dar apoio, principalmente, permitindo a integração das cadeias produtivas", acrescentou em sua fala Ramires Júnior.

Já o palestrante possui ampla experiência frente ao "sistema" das Câmaras Setoriais. Atualmente Coordenador Geral das Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA, Aguinaldo José de Lima participou da fundação de várias Associações, Cooperativas de cafeicultores e de outras atividades agrícolas. Um dos idealizadores da criação da primeira região de indicação geográfica do Brasil e do Mundo, o 'Café do Cerrado' de Minas Gerais, José de Lima ressaltou que, "uma das maiores preocupações com a organização e criação de espaços de discussão, onde os agentes envolvidos se interajam e busquem o consenso, é dar a noção de encaminhamento, pois entender de fato o funcionamento de uma cadeia produtiva é uma missão muito grande".

Também estiveram presentes na solenidade o Secretário Adjunto da Seprotur, Paulo Engel; o Superintendente de Agropecuária da Seprotur, Jerônimo Chaves; o Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Kléber Oliveira Soares; o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Lamas; a Gerente de Negócios do Banco do Brasil, Giljane Elisabete, representando o Superintendente Luiz Alves Pordeus; o Diretor Presidente da Agraer, José Antonio Roldão; o Presidente da Câmara Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre, Antônio Kikuo Kurose; o Diretor Secretário da Famasul, Dácio Queiroz, representando o presidente em exercício Eduardo Riedel; o Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann; e o Superintendente Federal do Ministério da Pesca, Paulo Roberto da Silva.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025