BASF conclui aquisição da Becker Underwood
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou, na quarta-feira (21), o Projeto de Lei 2771/11, do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), que previa a aplicação de tarifas sobre produtos de países que subsidiam suas empresas exportadoras. A proposta alteraria a Lei 9.019/95, que trata da aplicação dos direitos previstos no Acordo Antidumping e no Acordo de Subsídios e Direitos Compensatórios.
Como foi rejeitado pela única comissão que analisaria o seu mérito, o texto será arquivado, a menos que haja recurso para que seja votado em Plenário.
A proposta buscava combater a prática de triangulação, em que a mercadoria é levada para um terceiro país, onde é forjado certificado de origem falsa para evitar o pagamento de taxa por dumping.
Segundo o relator na comissão, deputado Esperidião Amin (PP-SC), a legislação atual já combate a triangulação. “A atuação do sistema de defesa comercial do Brasil já contempla a identificação e o combate à triangulação mal-intencionada das exportações”, afirmou.
Ele ressaltou que há a previsão na Lei 9.019/95 e no Decreto 1.751/95, que regulamenta procedimentos administrativos desses trabalhos, de estender as medidas antidumping e compensatórias a outros países.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura