Calor excessivo afeta produção de hortaliças

A estação, com predominância de um clima mais ameno, está sob influência do fenômeno El Niño, que deixou o período com características de verão

04.10.2023 | 15:26 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura de SP, edição Cultivar

Desde que a primavera começou, oficialmente no dia 23 de setembro, uma forte onda de calor tomou conta de todo o País. A estação, com predominância de um clima mais ameno, está sob influência do fenômeno El Niño, que deixou o período com características de verão: muito calor e fortes chuvas.

No último mês, por quase duas semanas, as temperaturas atingiram marcas extremas, muito acima do normal. “Calor e umidade são ingredientes para chuva fortes e temporais. Só é difícil prever quando e em que local eles acontecerão”, alerta Willians Bini, meteorologista e head de comunicação da Climatempo. 

Na agricultura, a onda de calor fora de época afeta a produção agrícola de variadas cadeias. No setor de hortifrúti, por exemplo, grande parte dos alimentos produzidos são extremamente sensíveis a altas temperaturas. Isso afeta desde a lavoura no campo até o alimento que chega à mesa do consumidor. 

"Mogi das Cruzes, no Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo, se destaca pela produção de frutas, flores e hortaliças, principalmente as folhosas, neste sentido, o calor intenso dos últimos dias impacta de maneira significativa a qualidade das plantas, dependendo da cultura e em todas as fases da planta, no plantio, na condução, colheita e transporte”, ressalta David Rodrigues, Extensionista Rural da CATI Regional Mogi das Cruzes.  

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), tem fomentado novas técnicas de produção na região, que procuram mitigar estes efeitos climáticos, dentre elas a utilização de bioinsumos e a introdução de Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH). “O SPDH consiste na cobertura do solo, criando uma proteção para a condução da planta e conservando a umidade," complementa. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024