Cafés sustentáveis: experiências de sucesso serão analisadas no Encafé

17.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Francisco Campiche, gerente Técnico e de Qualidade da Nespresso para a América Latina; Ricardo Carvalheira, presidente da Starbucks do Brasil; Sydney Marques Paiva, diretor da indústria Café Bom Dia e Almir José da Silva Filho, diretor da indústria Café Toko, são os executivos que participarão do painel “A Sustentabilidade e as Indústrias de Café”, na próxima sexta-feira (21/11), no 16º Encafé. Esse encontro do setor de torrefação é promovido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café e este ano acontece no Centro de Convenções do Enotel Resort, em Porto de Galinhas (PE).

Em formato de entrevista, o painel, marcado para as 11h10, será coordenado por Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC. O objetivo é examinar, pelo testemunho e vivência de cada um desses profissionais, como a sustentabilidade está se transformando em uma filosofia da empresa, com abrangência na sua cultura interna, na sua gestão, entre os seus colaboradores, em seus negócios e na comunidade.

São quatro exemplos de empresas que, apesar de terem o café como produto principal, têm atuações diferenciadas no mercado. A Nespresso, que comercializa seu inovador sistema de café em cápsulas, possui o programa AAA de Qualidade Sustentável, lançado em 2003 e implementado junto aos produtores no Brasil desde 2006. A Starbucks, rede de cafeterias americana com lojas espalhadas por diversos países, possui desde 2001 o programa C.A.F.E Practices (Coffee and Farmer Equity Practices), que engloba agricultores, trabalhadores e comunidade. Já a indústria Café Bom Dia participa, desde 2003, do programa ‘Parceria de Fornecimento Responsável’, juntamente com a United States Agency for International Development (USAID), TransFair USA, Sam’s Club e Wal-Mart. O programa abrange pequenos agricultores brasileiros que produzem café Fair Trade. A mais nova experiência é a da Café Toko, que em 2007 aderiu ao PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, desenvolvido pela ABIC e que tem como objetivo certificar a sustentabilidade e a qualidade do café da fazenda à indústria.

O 16º Encafé reunirá empresários do setor de torrefação de café de todo o País. Com tema central “O Novo Consumidor Brasileiro”, o evento tem como objetivo discutir e analisar oportunidades de mercado e perspectivas de negócios para 2009.

A cerimônia de abertura será às 20h30 da quarta-feira (19/11), e contará com a presença de Almir José da Silva Filho, presidente da ABIC, de Néstor Osorio, diretor-executivo da OIC – Organização Internacional do Café, de autoridades do Ministério da Agricultura e de representantes da cadeia produtiva, entre exportadores, produtores e cooperativas.

Paralelamente à programação do encontro haverá a 6ª Feira de Máquinas, Produtos e Serviços; a 1ª Mostra de Café Conilon de Qualidade e a Exposição de Cafés Certificados Imaflora/Rainforest Alliance. Na sexta-feira (21) será realizado o 5º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, com o respectivo leilão dos 10 lotes finalistas, do qual participam as torrefadoras. Os grãos adquiridos, depois de industrializados (torrado e moído), chegarão ao mercado em maio de 2009 compondo a Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil. O resultado do Concurso, cujo ranking é feito com base nos lances do leilão, será divulgado no sábado à noite, durante a festa de encerramento do 16º Encafé.

Serviço

16º Encafé – Encontro Nacional das Indústrias de Café

Data – 19 a 23 de novembro

Local: Resort Enotel – Porto de Galinhas/PE

Informações adicionais: http://www.abic.com.br/encafe/

Fonte: Tempo de Comunicação – (11) 3868-4037

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025