Cafeicultura do Oeste da Bahia com nova liderança

13.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Desde 10 de maio, a presidência da Abacafé foi assumida pelo cafeicultor Glauber de Castro.

A secular cafeicultura brasileira está concentrada na região Sudeste, tendo Minas Gerais e São Paulo como os principais Estados produtores. Na década de 1970, desbravadores acreditaram que a cultura poderia ir além destas regiões e iniciaram os cultivos na região do Cerrado de Minas, sendo hoje um dos mais importantes pólos produtores do país.

Em meados da década de 1990, novos desbravadores foram além e iniciaram os cultivos de café no cerrado da Bahia. Em 2010, quinze anos após seu inicio, o setor contabiliza cerca de 15,5 mil hectares, sendo conduzidos através das mais modernas tecnologias de produção do mundo.

Nesta expansão e consolidação do setor, a organização setorial sempre esteve presente. Vencer os novos desafios não foi tarefa isolada e como consequência desta união, a cafeicultura do Oeste da Bahia se tornou uma realidade ímpar, expressando altas produtividades com qualidade no produto e gestão empresarial entre os envolvidos no setor.

Nesta organização está a Abacafé, que juntamente com outras entidades privadas e públicas, promovem o fortalecimento da cafeicultura da região. Com trabalhos de capacitação, promoção e suporte aos seus associados, a entidade vem prestando notável contribuição na superação dos novos desafios.

Desde o último dia 10 de maio, a Abacafé passou a contar com nova liderança, sendo a partir de então, a presidência assumida pelo cafeicultor Glauber de Castro. Com a nova gestão, a entidade ingressou numa nova fase de atuação, com novas propostas de trabalhos, uma vez que conta com um líder já atuante em Associações como Aiba e Assocafé.

Com foco em qualidade, produtividade e gestão, a Abacafé vem desenvolvendo diversas ações iniciadas na gestão anterior, do cafeicultor Lucas Garcia. Qualificar as equipes envolvidas e inovar processos pós-colheita para melhorias na qualidade; promover inovações tecnológicas e trocas de experiências para melhores produtividades; capacitar os gestores e compartilhar soluções administrativas, são três importantes áreas que o Sr. Glauber dará continuidade, tendo como diretriz o slogan da Associação: “A união para um bom café”.

Ivanir Maia

Diretor Executivo

Abacafé - Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025