Comissão de Agricultura aprova prioridade para compra de grão de trigo produzido no Brasil
Sob a bandeira do novo posicionamento de branding "Brazil. The Coffee Nation", a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) conduziram as ações da delegação brasileira na SCAE World of Coffee 2015 na Suécia, considerada a principal feira do setor na Europa. A ação faz parte do projeto setorial Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, desenvolvido em parceria pelas entidades.
Os brasileiros apresentaram e serviram os cafés especiais de diversas regiões do País, coados e espresso, em um estande estrategicamente montado para evidenciar a imagem de sustentabilidade, sofisticação e futuro da cafeicultura nacional, expondo o respeito a questões ambientais, sociais e econômicas através das imagens do novo posicionamento “Brazil. The Coffee Nation”.
No evento, o setor de cafés especiais brasileiro realizou aproximadamente US$ 10,7 milhões em negócios e há a expectativa de que outros US$ 31,5 milhões sejam concretizados através dos contatos realizados. “Recebemos muitos elogios pela nova forma de apresentação dos nossos cafés especiais. O estande esteve lotado durante todo o tempo, inclusive nas sessões de cupping, e os valores de negócios fechados e a concretizar demonstram que os europeus sempre primaram pela qualidade da bebida e sabem que o Brasil, a nação do café, possui o que desejam para suprir essa busca pela excelência”, destaca Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA.
A participação nacional também foi marcada pela participação de baristas brasileiros nos campeonatos mundiais. Três profissionais de empresas associadas à BSCA se destacaram nas competições internas, organizadas pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), e representaram o País no mundial de cada categoria. Carolina Franco, do Lucca Cafés Especiais, foi a representante na categoria Brewers Cup; Edimilson Generoso, da 3 Irmãos Corretora de Café, representou o Brasil na categoria Cup Tasters; e Eduardo Affonso Scorsin, também do Lucca Cafés Especiais, atual campeão brasileiro do Coffee in Good Spirits, conquistou o quarto lugar no mundial dessa categoria.
O Brazilian Specialty and Sustainable Coffees é desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura