Café certificado em Minas Gerais

05.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Um novo jeito de enxergar a agricultura e de agregar valor aos produtos oriundos do campo para assegurar competitividade ao produtor brasileiro dentro de um mercado global exigente por qualidade e preocupado com questões ligadas a sustentabilidade da cadeia de produção.

O Programa Valore, da Bayer CropScience, já reconhecido nas culturas de uva, cana e soja, por meio de parcerias com grandes empresas e usinas, inicia um novo ciclo, agora voltado para a cultura do café. O projeto piloto, em parceria com a cooperativa Copama, já começou suas atividades na região de Machado (MG), que segundo dados da Conab, é responsável por 25% do café produzido nacionalmente.

O principal objetivo do programa é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar a competitividade do produtor brasileiro, por meio do acompanhamento rigoroso do processo de produção agrícola. O primeiro passo é a inscrição dos produtores via distribuidor ou cooperativa, que trabalhem com produtos da Bayer, na região. A seguir, a propriedade passa por um diagnóstico realizado por uma consultoria contratada pela empresa, no qual é desenhado um plano de adequação da fazenda que resultará no acompanhamento técnico de profissionais da Bayer durante toda a produção.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Sustentável e Stewardship da Bayer CropScience, Adriana Ricci, a expectativa é certificar até 80% dos cooperados da Copama no período de um ano. “O grande desafio do cafeicultor brasileiro é sua colocação no mercado, especialmente o internacional. Muitas vezes, perdem negócios por não ter a certificação necessária.”

Dividido em três níveis – bronze, prata e ouro – o Valore engloba várias frentes até chancela máxima do produto, a ouro. Além da preocupação com a sustentabilidade da cultura e com o meio ambiente, Adriana ressalta que o projeto oferece ao agricultor benefícios como sustentabilidade dos negócios no longo prazo; diferenciação do produto, assistência técnica e expertise de profissionais da Bayer CropScience; boas práticas agrícolas, com uso racional de insumos e recursos naturais; qualificação profissional; melhor gestão dos negócios – alocação/utilização dos recursos de forma mais eficiente –; além da diminuição dos custos da produção; e maior produtividade.

Programa Valore

Criado em 2009, o programa de certificação Valore visa, entre outros objetivos, assegurar a competitividade do produtor brasileiro e abrir as portas dos mais exigentes mercados internacionais. O Valore começou com um projeto piloto com um grupo de pequenos produtores de uva do Rio Grande do Sul, que rapidamente ganhou destaque, sendo os primeiros vinicultores brasileiros a receber a tradicional certificação internacional do Fair Trade. Fora a cultura da uva, o programa da Bayer CropScience já certificou mais de 60 mil hectares de cana e 35 mil hectares de soja.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro