Bunge Brasil recebe prêmio europeu de excelência em supply chain

17.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O case de gestão da cadeia de fornecedores da Bunge recebeu o prêmio de excelência em supply chain, durante evento realizado em junho, na cidade de Dusseldorf, Alemanha.

O evento faz parte da conferência de Supply Chain, organizado pela World Trade Group (WTG), que considera empresas de todos os setores da economia e de forma global. A WTG é uma empresa londrina, especializada em promoção de networks corporativos e que edita a revista Supply Chain Europe Magazine.

As empresas foram avaliadas por um júri composto por executivos de várias empresas globais, como: Maurice Lee, Value Chain and Logistics Director da Procter & Gamble/Switzerland; Giampiero Ruffatto, ISC Director EMEA & Global PV da Honeywell,/Switzerland; Paul Stuart, Head of Global Supply, Pfizer/USA; e Kevin Robinson, Senior Editor, Supply Chain Europe Magazine/UK. A Bunge concorreu com mais de 60 trabalhos globais inscritos por empresas como Arcelor Mittal, British American Tobacco, Cisco, Ford Motor Co, Omprompt, HSBC, Tetra Pack, Tata Consulting e Cadbury and One Network, entre outros.

“É uma grande satisfação receber essa premiação de um mercado tão exigente como a Europa. Para nós, além de revelar a assertividade da nossa gestão em sustentabilidade no Brasil, também mostra a consolidação da Bunge em uma empresa cada vez mais madura do ponto de vista da responsabilidade socioambiental em sua cadeia de valor”, afirma Adalgiso Telles, diretor de Comunicação Corporativa, Marketing Institucional e Desenvolvimento Sustentável da Bunge. A empresa é uma das maiores em alimentos e agronegócios do mundo e maior exportadora do país, sendo ainda a mais importante fonte de divisas para a balança comercial brasileira.

O foco no produtor rural é o diferencial da estratégia Bunge e foi o tema do case vencedor, que gerou grande interesse junto ao público europeu. Trata-se do elo mais frágil da sua cadeia de valor, uma vez que a empresa não possui fazendas para suprir sua própria necessidade de matéria-prima de alimentos. A atividade agrícola é ainda tema de uma grande preocupação junto às indústrias processadoras e consumidores finais.

A empresa promove práticas sustentáveis, que vão além da simples conformidade com a legislação social e ambiental, ao assumir a responsabilidade corporativa junto à cadeia de fornecedores. Além de promover uma agricultura responsável e conservacionista, a Bunge busca o aumento do comprometimento dos agricultores e evita impactos negativos na cadeia de produção de alimentos, instruindo os parceiros sobre seus valores essenciais: integridade, transparência, confiança, trabalho em equipe, cidadania e empreendedorismo.

Em 2008, a Bunge aprimorou seu relacionamento com fornecedores em quase 1000 reuniões locais, além de programas de comunicação e gerenciamento compartilhado, dentro de uma estratégia de quatro etapas: conscientização, suporte, premiação e cobrança. A Bunge também estabelece parcerias com outros stakeholders da cadeia de fornecimento, que abrange os mais diversos aspectos da produção de alimentos, criando um ambiente mais sustentável para sua operação e produtos acabados, considerando questões de mudanças climáticas, resíduos industriais e de consumo, além da preocupação com dietas saudáveis à população.

Fonte: CL-A Comunicações - 11 3082-3977 ramal 46

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025