Soja: custo de produção cai 20% em MS
O Pinhão Manso (Jatropha Curcas L), espécie oleaginosa estratégica para a produção do biodiesel, será objeto de debate científico no I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro, em Brasília.
O evento está sendo organizado através de uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa Agroenergia e Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM).
Com produtividade potencial três vezes maior que a soja, o Pinhão Manso será, pela primeira vez, analisado em conjunto por pesquisadores e representantes dos diversos setores do negócio de agroenergia. Os participantes concentrarão esforços para buscar respostas científicas que legitimem essa oleaginosa como matéria prima para a produção de biocombustíveis.
Ainda que o potencial de rendimento grãos/óleo do Pinhão Manso seja alto e de excelente qualidade para a produção do biodiesel, a oleaginosa ainda não está domesticada. Os pesquisadores enfrentam desafios. Existe a necessidade de desenvolver cultivares adaptadas às regiões produtoras; a espécie é susceptível a muitas pragas e doenças e a colheita é desuniforme, o que encarece o custo de produção e pode inviabilizar o cultivo. Além destas questões, a torta resultante da extração do óleo é tóxica e não pode ser utilizada diretamente na nutrição animal, como seria desejável.
Durante o evento, os vários segmentos da pesquisa pública e privada terão a oportunidade de intercambiar conhecimentos e experiências, de modo a impulsionar o avanço científico da pesquisa com o Pinhão Manso e, conseqüentemente, superar as barreiras que ainda impedem a inserção dessa oleaginosa como matéria prima para a produção de biocombustíveis.
De acordo com o cientista da Embrapa Agroenergia Bruno Laviola, a ampliação das pesquisas com Pinhão Manso é fundamental para viabilizar essa cultura. Ele ressalta que, desde junho deste ano, os veículos brasileiros movidos a diesel circulam com o B-4, ou seja, 4% de biodiesel no diesel. E, o governo brasileiro já sinalizou a antecipação do B5 para o próximo ano, meta que estava prevista para 2013.
SERVIÇO
I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso
Local: Hotel Brasília Alvorada – Brasília/DF
Data: 11 e 12 de novembro de 2009
Horário: 8:30h às 17:30h
Público-alvo
Pesquisadores, técnicos, professores, governo, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, produtores, imprensa especializada e demais interessados nos avanços das pesquisas com pinhão manso para produção de óleos e produtos da bioenergia.
Prazo para apresentação de trabalhos: Até 30 de setembro
Mais informações:http://www.congressojatropha.com.br/
Daniela Garcia Collares e Mônica Silveira
Embrapa Agroenergia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura