Brasil terá mais 16 projetos de produção integrada em 2009

28.10.2008 | 21:59 (UTC -3)

Dezesseis projetos de produção sustentável serão implementados em diversos estados do País, até 2009, pelo Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Está previsto o plantio de culturas como cana-de-açúcar, milho, espécies agroflorestais da Amazônia, plantas medicinais, flores, hortícolas e caprinocultura leiteira, dentro dos parâmetros de inclusão social e preservação do meio ambiente.

De acordo com o coordenador-geral de Sistemas de Produção Integrada, Luiz Nasser, também serão desenvolvidos, no próximo ano, mais 14 projetos de transferência e difusão de produção integrada em 11 estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Pará e o Distrito Federal. Experiências de produção integrada bem sucedidas em regiões pioneiras serão adotadas por esses estados. As regiões Sul e Nordeste serão contempladas, também em 2009, com projetos de promoção, divulgação e fomento da produção integrada.

Inicialmente, em 2001, o Sapi incluía apenas algumas espécies de frutas. Aos poucos, foram incorporados grãos, café, raízes, hortícolas, flores, carnes e leite. Até hoje, foram aprovadas normas técnicas de produção integrada para 18 tipos diferentes de frutas, com regras específicas de manejo, controle de pragas, colheita e transporte a serem adotadas no sistema produtivo.

Estão em andamento 56 projetos de Produção Integrada, abrangendo 42 produtos animais e vegetais, em 18 estados. Mais de 2,3 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de cerca de 63,9 mil hectares.

Cristiane Araujo,

Mapa

www.agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025