Brasil sedia XV Congresso Mundial da Raça Brahman

13.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

O dia 06 de maio de 1994 marcou o início de uma nova fase para a pecuária nacional. Naquele dia, há mais de 16 anos, foram registrados pela ABCZ os primeiros dois animais Brahman que deram início à formação do plantel nacional: o touro de origem norte-americana JJ Ring Didor e a matriz Remansada 222, de origem paraguaia. Desde então, mais de 160 mil animais Brahman puros já foram registrados estes 16 anos de seleção. Este número faz do Brasil o país com o terceiro maior rebanho de Brahman no mundo, atrás apenas da Colômbia e da Austrália.

 

Estima-se que haja ainda no Brasil, mais de um milhão e meio de animais frutos do cruzamento com a Brahman, uma vez que a raça tem sido a opção preferida entre os zebuínos para o cruzamento industrial.

 

Com tantas referências positivas, o país se prepara para abrigar o maior evento da raça Brahman do mundo. Entre os dias 17 e 24 de outubro, a cidade de Uberaba/MG sedia o XV Congresso Mundial da Raça Brahman. Esta será a primeira vez que o Congresso é realizado no Brasil, e a expectativa é que o evento alcance o mesmo sucesso das edições anteriores, realizadas na Colômbia, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, México, Argentina, Panamá e Venezuela.

 

A expectativa da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), organizadora do evento, é de que duas mil pessoas passem pelo Parque Fernando Costa. “Um evento desta grandeza tem tudo para ser um marco histórico na trajetória do Brahman no Brasil. Temos certeza que o evento trará maior repercussão para a raça não só no país, como também levará o nome do Brahman brasileiro para todo o mundo, uma vez que já temos confirmada a participação de visitantes de 22 países. Será a oportunidade de reunirmos, em um só espaço, animais de praticamente todos os estados brasileiros e mostrar que mesmo na diversidade de cada região, o Brahman adaptou-se de maneira espetacular e que por isso tem condições de agregar muito para a pecuária de corte brasileira”, afirma José Amauri Dimarzio, presidente da ACBB.

 

Programação

 

As conferências do XV Congresso Mundial da Raça Brahman prometem ser um excelente momento para que os interessados na pecuária de corte conheçam os avanços e os ganhos de produtividade alcançados com a raça em todo o mundo. O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Roberto Rodrigues, fará a abertura das conferências com o tema “Agronegócio: sustentabilidade para competir”, no dia 20 de outubro, a partir das 20h30. No dia 21 de outubro, às 10h30, acontece a conferência “Visão da FAO sobre o crescimento populacional X demanda por alimentos X aquecimento global”, com Tito Efrain Diaz, Oficial Principal de Produção e Saúde do Escritório Regional da FAO.

 

Já o americano Jim Sanders, reconhecido jurado e professor da Texas A&M University, falará sobre “O papel do Brahman na indústria mundial de carne”, também no dia 21 de outubro, às 11h10. Na sequência, o médico veterinário e zootecnista Samuel Paz Ponce fará a conferência “Quais são os benefícios que temos ao criar Brahman no México?”, mostrando o Brahman na realidade mexicana. Já Hans Peter Elsner S. falará sobre a colaboração do Brahman para a pecuária na Bolívia, através da palestra “O desenvolvimento do Brahman na Bolívia e a experiência das Fazendas Espiritu de criar Brahman em condições extremas”.

 

No dia 22 de outubro, o australiano Rodger Jefferis, ex-presidente e conselheiro da Australian Brahman Breeders Association Limited apresenta a conferência “O impacto do gado Brahman na indústria de carne australiana”, a partir das 10h30.

 

Às 11h10, o Superintendente Técnico da Asociación Colombiana de Ganado Cebú, German Augusto Gómez Serrano, falará sobre “Gado Brahman: Produção Sustentável para o Baixo Trópico”, mostrando a realidade colombiana. Já o jurado e diretor de Marketing da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, José Otávio Lemos, abordará na sequência o mesmo tema, porém, mostrando a realidade do Brahman em solo brasileiro, com a palestra “Exportação de genética zebuína para a formação do Brahman e a importação da raça com benefícios econômicos para a pecuária brasileira”.

 

Ainda durante a programação oficial do congresso, haverá a exposição de trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos em todo o mundo sobre a raça Brahman. Os trabalhos serão selecionados pela Comissão Científica e os seis melhores serão premiados.

 

Outra atração do congresso serão os “farm tours”, quando os visitantes poderão visitar e conhecer as principais centrais de inseminação e criatórios da raça Brahman da região de Uberaba, entre os dias 18 e 20 de outubro. Através do projeto intitulado “Academia Brahman”, haverá também uma programação especial para alunos das faculdades de Agronomia, Veterinária e Zootecnia, com palestras técnicas previstas para os dias 21 , 22 e 23 de outubro.

 

Na pista “Torres Homem Rodrigues da Cunha”, acontecerão os julgamentos dos animais de 21 a 24 de outubro. O jurado será Jim Willians, do Rancho V8, do Texas/USA, um dos maiores conhecedores da raça Brahman no mundo. São esperados 6500 animais em julgamento. Mas a raça não mostrará sua evolução apenas nas pistas. Durante a feira de produtos, que será realizada entre 18 e 23 de outubro, os visitantes terão à disposição estandes das principais empresas fornecedoras de insumos e material genético, como também estandes vivos dos principais criatórios de Brahman do País, onde poderão realizar excelentes negócios.

 

Laura Pimenta

Assessoria de Imprensa da ACBB

(34) 3336-7326

imprensa@brahman.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025