Brasil participa de reunião internacional sobre óleo de palma

04.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Os principais produtores mundiais de óleo de palma (azeite de dendê) estiveram reunidos, até esta quarta-feira (04/11), em Selangor, na Malásia, para a 7ª mesa-redonda da sustentabilidade do óleo de palma, a Roundtable on Sustainable Pal Oil (RSPO, sigla em inglês).

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) representou o Brasil nos debates.

Atualmente, o óleo de palma é o mais produzido e consumido no mundo. Nesta safra, está prevista colheita de 45 milhões de toneladas, o que significa um terço de todo o óleo processado no mundo. Indonésia e Malásia são os maiores produtores, sendo responsáveis por 86% do mercado mundial. Em 2007, o Brasil, terceiro no ranking, produziu 162 mil toneladas e importou 98 mil; em 2008, a produção foi 171 mil e a importação de 158 mil. Para 2009, a projeção é de 190 mil toneladas produzidas e 240 mil importadas.

“A participação brasileira no encontro faz parte da série de esforços do governo federal para desenvolver instrumentos eficazes que motivem a expansão da produção de óleo de palma no País, observando o rigor necessário para que aconteça de forma ambiental, social e economicamente viável”, ressalta o coordenador-geral de Agroenergia, Denilson Ferreira, que parrticipa do encontro.

Criado em 2004, o grupo RSPO pretende estabelecer critérios de sustentabilidade, para que a produção de palma ocorra dentro de parâmetros pré-estabelecidos, com engajamento de todas as partes interessadas. Entre os participantes, estão os produtores, processadores e comerciantes, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e acionistas, organizações ambientais e sociais, além de representantes governamentais envolvidos com o óleo de palma.

Produção, projetos integrados de controle de ervas daninhas, pesticidas, gestão de produtos químicos, um seminário sobre biodiversidade, inclusive com apresentação brasileira sobre a produção de palma na Amazônia, e um workshop sobre direitos do uso da terra são alguns dos temas debatidos durante o encontro.

Sophia Gebrim

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025