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A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) participará mais uma vez da feira e convenção anual da SCAA – Specialty Coffee Association of America.
A participação conta com o apoio do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em sua 22ª edição, o evento será promovido esta semana em Anaheim, cidade ao sul da Califórnia, de quinta a domingo (15 a 18/04), e deverá ser visitada por mais de 8 mil profissionais do setor.
Maior país consumidor de café do mundo, com um volume em torno de 21 milhões de sacas/ano, e ‘berço’ dos chamados cafés especiais, segmento responsável pelo aumento da demanda ocorrido nas duas últimas décadas naquele país, os Estados Unidos são um dos principais compradores de cafés brasileiros. Exatamente por isso, a BSCA terá este ano uma participação mais técnica, promovendo os três métodos de preparo de secagem de café utilizados no Brasil: natural, cereja descascado e despolpado. “Os produtores brasileiros de cafés especiais e gourmet têm uma vantagem única no mundo: em virtude do clima favorável no decorrer da colheita, podem escolher um desses três tipos de processamento, adequando a produção às necessidades de seus clientes”, explica Tulio Henrique Renno Junqueira, presidente da BSCA.
De acordo com o classificar e provador Sílvio Leite, da Agricoffee, responsável técnico nesta apresentação da BSCA, é importante divulgar e explicar os diferenciais entre os tipos de preparo dos lotes. “Temos sempre promovido os cafés das principais regiões produtoras, suas qualidades e características. Este ano, entretanto, queremos centrar a promoção nos tipos de processamento e o resultado de cada um no blend e na xícara”, diz Leite, que ficará à disposição dos visitantes para esses detalhamentos técnicos.
A bebida resultante de cada processamento poderá ser degustada na forma de ‘espresso’, coado/filtrado e também na french press (prensa francesa). Os baristas responsáveis pelo preparo das bebidas serão Allan Miranda Botrel, Ruimar de Oliveira e Rosa Gabriele Paiva.
“O mercado norte-americano é caracterizado por pequenas lojas e torrefadoras, que adquirem pequenos volumes para ofertar uma carta com mais opções de origens aos seus consumidores. É um nicho de grande potencial para os cafés do Brasil”, diz Vanusia Nogueira, secretária executiva da BSCA, lembrando que uma das metas da entidade é justamente ampliar a participação em tradicionais mercados e conquistar novos consumidores. “Nesse sentido, contamos também com a parceria da Apex-Brasil, que nos apóia na definição e prospecção desses mercados e na elaboração de um Plano Estratégico para os Cafés Especiais Brasileiros”.
Da missão empresarial nos Estados Unidos participam, entre outras, as empresas Carmo Estate Coffee, Pereira Estate Coffee, Monte Alegre, Bourbon Coffees, Cambraia Coffees, Camocim Organic, Café Danza, Saquarema Coffee e Qualicafex. Representando o MAPA estará Lucas Tadeu Ferreira, diretor do Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia.
Fonte: Tempo de Comunicação - (11) 3868-4037
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