Prazo para declaração do ITR termina na próxima segunda-feira
A Macfrut é uma feira destinada à cadeia produtiva da hortifruticultura e possui foco na comercialização de produtos, equipamentos e serviços tecnológicos. A edição 2013 será realizada de 25 a 27 de setembro em Cesena, Itália, e deve receber mais de 22 mil visitantes. Os expositores brasileiros vão promover frutas tropicais com aceitação no mercado externo (manga, limão, banana e abacate) e divulgar produtos menos tradicionais (batata-inglesa, frutas desidratadas e hortaliças processadas).
A participação brasileira, que ocorre pela primeira vez, é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O objetivo do Mapa é criar oportunidades de negócios e ampliar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu. A presença na feira aproxima produtores brasileiros de compradores locais e reforça a posição do Brasil como fornecedor de frutas e hortaliças de elevado padrão de qualidade.
Missão Técnica e Comercial
A missão do Mapa teve início na segunda-feira, dia 23, com uma programação de visitas técnicas com foco na produção integrada de frutas e hortaliças. A delegação, composta por produtores rurais e pesquisadores do Programa Brasileiro de Produção Integrada (PI-Brasil), foi recebida pela Secretaria de Agricultura do Governo da Região da Emilia-Romagna e visitou propriedades rurais, viveiro de mudas certificadas, central de classificação e embalagem de frutas, entre outros estabelecimentos de referência.
A produção integrada é um sistema moderno de produção agropecuária baseado em boas práticas que valorizam o desenvolvimento humano, garantem a conservação do meio ambiente e elevam os padrões de qualidade e competitividade dos produtos agropecuários. O programa brasileiro será apresentado aos italianos durante toda a feira, no estande do Brasil, e em duas palestras que serão apresentadas por técnicos do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura