Brasil e Inglaterra intensificam cooperação técnica em prol da conservação de recursos genéticos vegetais

08.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

Uma equipe da Embrapa composta pelo Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro; o pesquisador da Unidade, Marcos Gimenes, e o arquiteto da Embrapa, Marcelo Moraes, visitou no período de 28 de setembro a 1º de outubro, o Banco de Sementes Millennium do Departamento de Conservação de Sementes do Jardim Botânico Real do Kew, no Reino Unido. Esse banco tem sido usado como modelo para vários países que desejam implantar ou aprimorar os seus bancos genéticos para conservação de sementes.

 

No caso da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a visita teve como objetivo discutir estratégias para aprimorar o seu banco genético de sementes, visto que a Unidade abriga hoje o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, com cerca de 100 mil amostras de sementes de cerca de 600 espécies vegetais de importância socioeconômica.

 

O Jardim Botânico Real de Kew é um dos mais extensos, antigos e prestigiados jardins botânicos do mundo. O Kew Garden, como é conhecido, constitui um grande complexo de jardins, arboretos e estufas situadas num vasto parque localizado entre Kew e Richmond, na periferia sudoeste de Londres.

 

Segundo o Chefe-Geral, o projeto do Banco Genético da Embrapa, também chamado de Coleção de Base (Colbase), foi apresentado para a equipe do Departamento de Conservação de Sementes de Kew, composta pelos seguintes membros: Professor Hugh W. Pritchad, Chefe de Pesquisa; Michael Way, Chefe de Coleta e Suporte de Redes; Peter E. Toorop, Pesquisador Sênior e Keith Manger, Gerente de Laboratório.

 

Para satisfação da equipe da Embrapa, o projeto de melhoria da Colbase foi bastante elogiado, "o que nos assegura que estamos no rumo certo", comemora.

 

Memorando de entendimento entre Kew e Embrapa pode ser assinado em novembro

 

Além disso, como explica Mauro Carneiro, foi iniciada também a discussão de um Memorando de Entendimento entre Kew e Embrapa, que será assinado provavelmente em novembro próximo, quando a Unidade completa 36 anos.

 

Esse Memorando pretende intensificar a cooperação técnica entre as duas instituições, envolvendo principalmente ações de capacitação em recursos genéticos vegetais e estabelecimento de padrões internacionais de conservação no Brasil e em outros países da América Latina e África. Além disso, visa a aumentar o intercâmbio no desenvolvimento de pesquisas, coleta, caracterização e conservação de recursos genéticos vegetais e de técnicas de biologia molecular associadas à conservação desses recursos.

 

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769

fernanda@cenargen.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025