Brasil destina mais de 13 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

21.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Priscila Cunha

Em constante atuação no cumprimento de suas obrigações, em prol de uma agricultura mais sustentável, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto, entre janeiro e abril, 13.431 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país. A quantidade representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2012.

De acordo com os dados do instituto, os estados que mais encaminharam para a destinação final foram: Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a 70% do total retirado do campo no Brasil. Rondônia, Rio Grande do Norte e Piauí obtiveram maior crescimento percentual.

A contribuição oferecida pela experiência do Sistema Campo Limpo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi de grande relevância para o país e para o meio ambiente. O inpEV participou ativamente da discussão e elaboração da legislação e nela encontram-se os princípios nos quais os sistema se apoia, como responsabilidades compartilhadas, logística reversa, gestão integrada de resíduos sólidos e ecoeficiência.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025