Blog da Secretaria desvenda o mundo dos insetos

25.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

O blog da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo vai desvendar, a partir desta quarta-feira, até sexta (26 a 28/05), o interessante mundo dos insetos.

A programação trará um pouco do que os visitantes do Instituto Biológico da Pasta (IB) poderão ver no local até o dia 2 de junho, durante o evento “Planeta Inseto: Biodiversidade”, quando esse mundo desconhecido e até temido será desmistificado, em plena capital paulista.

De forma criativa, didática e lúdica, com o intuito de entreter todos os públicos, de grandes experts no assunto aos apenas curiosos, o evento disponibilizará diversos aspectos sobre esses seres vivos, sensibilizando para a importância deles na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O evento fará referência à Semana do Meio Ambiente e ao Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção ao problema cada vez maior quanto às perdas de espécies animais e vegetais, em razão das ações humanas.

Fomentando a educação ambiental, favorece a melhoria do ensino de ciências nas escolas, desperta o aluno para a iniciação científica e promove a popularização da ciência com temas que estarão ao alcance de todos, sensibilizando para a importância desses organismos na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O Planeta Inseto será no pátio externo da instituição, numa área de três mil metros quadrados. Uma tenda abrigará as diversas atrações, com destaques para painéis interativos, curiosidades sobre os insetos, microscópios para observação, jogos, trabalhos manuais, dentre outros. No entorno da tenda, a maior plantação de café localizada em área urbana servirá de laboratório vivo para observação dos insetos que nela vivem.

O que uma roupa de seda e uma colherada de mel, por exemplo, têm em comum, é justamente o fato de serem produzidos por insetos - as lagartas do bicho da seda e as abelhas, respectivamente. Parece “básico”, mas também há quem utilize esses bichos como fonte de alimentação e outros que os treinam para competições.

Outras informações pouco conhecidas são que os insetos somam mais da metade de todos os organismos vivos conhecidos e que somente as formigas representam 15% do peso de todos os seres do planeta. Existem insetos que são produzidos em laboratório para controle de outros, que atacam plantações e animais, o que se denomina controle biológico, área que diz respeito diretamente às atividades agrícolas.

Para quem tem nojo e medo de baratas, o Planeta Inseto vai mostrar que elas podem até ser “simpáticas” ao participarem de uma corrida no “baratódromo”, ao vivo.

Tendo como cenário um grande “zoológico” de insetos, o visitante conhecerá como as lagartas do bicho da seda formam o fio que dá origem às vestimentas. Abelhas estarão em plena atividade, produzindo mel. Um formigueiro artificial revela a organização das formigas e a divisão de trabalho no interior de sua habitação. Cupins, a exemplo dos dois anteriores, mostram como trabalham os insetos sociais e quais seus papeis na reciclagem do material orgânico. O visitante terá, ainda, a oportunidade de, no campo, conhecer e coletar as espécies de insetos que vivem no milho, girassol, soja, entre outras culturas.

A exposição é aberta ao público em geral. As escolas podem agendar visitas pelo telefone 11 5087-1703 ou e-mail

. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O IB fica na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, na Vila Mariana, capital paulista.

O endereço do blog é

PROGRAMAÇÃO DO BLOG

26/5

manhã:

palestrante: Antônio Batista Filho, diretor-geral do Instituto Biológico, engenheiro agrônomo e doutor em Entomologia

tema: Insetos: uma visão geral sobre o maior grupo de organismos vivos existentes na Terra

tarde:

palestrante: João Justi Junior, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Vegetal do Instituto Biológico, biólogo e mestre em Entomologia

tema: Pragas urbanas: as formigas

27/5

manhã:

palestrante: Mario Eidi Sato, engenheiro agrônomo e doutor em Entomologia

tema: Ácaros predadores de insetos

tarde:

palestrante: José Eduardo Marcondes de Almeida, engenheiro agrônomo e doutor em Entomologia

tema: Controle biológico com fungos entomopatogênicos

28/5

manhã:

palestrante: João Justi Junior, diretor do Centro de Sanidade Vegetal do Instituto Biológico, biólogo e mestre em entomologia

tema: Pragas urbanas: os cupins

tarde:

palestrante: Mariana Garcia Martinez da Silva, bióloga

tema: Insetos úteis (bicho da seda, abelhas)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria, com informações do IB.

Mais no site

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025