Valor Bruto da Produção mantém-se estável em 2010
Será aberta nesta quinta-feira (15/7) e irá até o dia 21/7, no Minascentro, em Belo Horizonte, a 15ª Sessão da Comissão de Meteorologia Agrícola, da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O encontro, que ocorre a cada quatro anos e pela primeira vez acontece na América do Sul, reunirá 184 delegados, dos mais diversos países. A Comissão de Meteorologia Agrícola se reúne logo após o “Workshop internacional sobre a crise de sobrevivência dos produtores rurais”, realizado entre os dias 12 e 14 de julho, também no Minascentro. Entre os principais temas em discussão estão os impactos das alterações climáticas na agricultura e ações eficazes para minimizá-los.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a fome crônica já atingiu 1 bilhão de pessoas em 2009. Previsões mostram que, até 2030, a população global deverá ultrapassar 8 bilhões de pessoas, o que deverá acarretar um aumento de 50% na produção agrícola. Além disso, nos últimos anos, tem aumentado a frequência e a intensidade de desastres naturais como inundações, secas e ciclones tropicais. Diante desse quadro, a OMM busca integração mundial para criar políticas agrícolas e novas ferramentas para divulgação de produtos e serviços, especialmente em regiões mais vulneráveis às condições meteorológicas ou com condições climáticas extremas.
A 15ª Sessão da Comissão de Meteorologia Agrícola é um evento da Organização Meteorológica Mundial por meio da Comissão de Meteorologia Agrícola, com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectes) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Colaboram ainda o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é responsável pela implantação e manutenção de uma extensa rede de estações meteorológicas espalhadas pelo Brasil, e representante da OMM no Brasil, além da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
MHD Comunicação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura