Beraca concretiza parceria com Biopalma

21.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Reconhecida mundialmente por seus projetos desenvolvidos junto às comunidades da região amazônica, a Beraca irá contribuir para o Programa de Agricultura Familiar mantido pela Biopalma da Amazônia SA, uma empresa da Vale em sociedade com o Grupo MSP. A ideia da parceria é a formatação de boas práticas para o cultivo e gestão da cultura da palma, cujo óleo pode ser usado na produção do combustível biodegradável.

Durante a parceria, a Beraca ministrará treinamentos técnicos nas comunidades parceiras da Biopalma, localizadas em municípios do estado do Pará. Com isso, será disseminado o conhecimento produtivo e organizacional adquiridos e sistematizados ao longo de mais de 12 anos de atuação de seu Programa de Valorização da Biodiversidade.

Por meio dele, a Beraca une forças com as populações locais das regiões onde atua, impulsionando, entre outras iniciativas, o empreendedorismo, a gestão e organização de cooperativas e a sensibilização sobre a importância da manutenção do meio ambiente e das tradições culturais. O programa atualmente beneficia diretamente 1.600 pessoas, organizadas em 101 núcleos comunitários, em cinco Estados Brasileiros.

“Todas as ações da Beraca são tomadas com foco no uso responsável da biodiversidade e em melhorias socioeconômicas efetivas, motivos pelos quais investimos em tecnologias e parcerias, visando tornar a cadeia produtiva mais eficiente e legítima, sob o espectro da sustentabilidade. Esperamos agregar conhecimento e valor aos núcleos comunitários envolvidos no projeto, de forma a cercear a retirada predatória de madeira e proporcionar o incremento da renda familiar, por meio da produção de diferentes insumos, reduzindo a dependência econômica de um único produto e proporcionando uma maior inserção no mercado”, declara Daniel Sabará, Diretor Executivo da empresa.

Para o Gerente de Meio Ambiente e Agricultura Familiar da Biopalma, Eduardo Leão, a união vai permitir ir muito além do simples plantio. “Com o apoio da Beraca, que tem uma filosofia alinhada à nossa, podemos agregar mais renda, praticar o manejo sustentável de Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e Reserva Legal, fixando ainda mais o homem no campo. Não estamos falando do simples cultivo, mas de uma iniciativa sustentável ligada a todas as etapas da cadeia produtiva”, declara o executivo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025