Bayer celebra acordo com a Oerth Bio para inovações em proteção de cultivos

Segundo comunicado, a tecnologia de degradação proteica PROTAC pode constituir nova geração de produtos fitossanitários

19.01.2023 | 08:33 (UTC -3)
Cultivar

A Bayer e a empresa de biotecnologia agrícola Oerth Bio anunciaram hoje acordo para desenvolver produtos para proteção de cultivos. Conforme informações das empresas, a tecnologia de degradação de proteínas utilizada pela Oerth Bio tem o potencial de gerar produtos redutores do impacto ambiental da agricultura. Isso por meio de maior precisão, pois haverá direcionamento das moléculas contra células específicas dos alvos.

A Oerth Bio LLC é uma joint venture criada pela Bayer CropScience LP e pela Arvinas Inc no estado de Delaware (EUA), em 2019. Cada uma das pessoas jurídicas possui 50% das cotas sociais. A Bayer classifica-a em seu órgão de investimentos "Leaps by Bayer". A  Arvinas é uma empresa de biotecnologia desenvolvedora de terapias de degradação de proteínas direcionadas -- com aplicações médicas.

Desenvolvida inicialmente para combater doenças humanas como o câncer, a tecnologia de degradação da proteína Protac (PROteolysis TArgeting Chimera) pode ser usada em soluções agrícolas.

"Os agricultores do mundo precisam de soluções confiáveis e sustentáveis para os desafios da proteção de cultivos, e as tecnologias de degradação proteica Protac mostram um caminho cada vez mais promissor para uma nova maneira de desenvolver tecnologias sob medida", disse o Dr. Robert Reiter, Chefe de P&D da Divisão de Ciência de Cultivos da Bayer.

"Esperamos que a tecnologia de degradação de proteínas, já utilizada na medicina, seja uma importante pedra angular para o desenvolvimento de novos produtos de proteção de cultivos que reduzam significativamente o impacto sobre o meio ambiente. O trabalho da Oerth Bio provou ser promissor, e estamos ansiosos pelo que a próxima fase do nosso trabalho em conjunto trará."

Os degradadores de proteínas visados pela Oerth Bio oferecem a capacidade de desenvolvimento de produtos de alta precisão, baixas taxas de aplicação e caminhos para superar a resistência biológica.

As moléculas desenvolvidas pela empresa são projetadas para interagir com apenas uma proteína-alvo. E salvaguardar outros organismos. Conforme informações da Bayer, as moléculas Protac ativam um processo específico que ocorre naturalmente dentro das espécies-alvo. Os cientistas acreditam no potencial preciso e limitado do produto para interromper processos específicos em plantas daninhas, doenças ou insetos que impactam negativamente as culturas.

A marca Protac é registrada pela Arvinas Inc nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há pedidos nas classes 5 e 42.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro