Bayer adquire participação majoritária na CoverCress

O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (1/8); Bayer tem 65%, os 35% restantes ficam com Bunge e Chevron

01.08.2022 | 11:12 (UTC -3)
Cultivar, com informações da Bayer
"A CoverCress é empolgante porque tem o potencial de se tornar uma importante fonte de produção de biocombustíveis", disse Rodrigo Santos
"A CoverCress é empolgante porque tem o potencial de se tornar uma importante fonte de produção de biocombustíveis", disse Rodrigo Santos

Bayer, Bunge e Chevron, subsidiária da Chevron Corporation, assinaram um acordo de acionistas em conexão com a aquisição pela Bayer de uma participação majoritária de 65% do produtor de sementes oleaginosas de inverno CoverCress, Inc. (CCI). Os 35% restantes da CCI continuarão a ser propriedade da Bunge e Chevron.

CoverCress é uma cultura rotativa que combina a produção de grãos com os benefícios ambientais de uma cultura de cobertura sem deslocar outras colheitas. O óleo extraído do grão CoverCress é projetado para atingir uma menor intensidade de carbono e pode ser transformado em diesel renovável com a experiência da Bunge no processamento de sementes oleaginosas e a proficiência da Chevron na fabricação de combustíveis. Esta cadeia de fornecimento de fazenda para combustível representada pela CCI, Bayer, Bunge e Chevron visa dar aos produtores de milho e soja outra saída de receita, fornecendo ao mundo um produto combustível desejável e farelo com alto teor de proteína para ração animal.

"A CoverCress é empolgante porque tem o potencial de se tornar uma importante fonte de produção de biocombustíveis como uma nova cultura rotativa colhida, ao mesmo tempo em que dá aos produtores uma opção inovadora para continuar a administração eficaz de suas terras e melhorar a qualidade do solo atuando como cultura de cobertura", disse Rodrigo Santos, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão de Ciência das Culturas.

"Como líder mundial na ciência das culturas, estamos comprometidos em descarbonizar a agricultura e ajudar os agricultores do mundo inteiro a se tornarem mais sustentáveis através de produtos e soluções que mudam o jogo e que podem impactar as mudanças climáticas. Este investimento e colaboração entre os líderes da indústria é outro ponto de prova de nossos esforços".

Alinhando a experiência combinada da Bayer, da Bunge e da Chevron com o potencial da CoverCress, a CCI posicionará a CCI para desenvolver e comercializar ainda mais sua famosa oleaginosa de inverno em uma cultura de cobertura de caixa rotativa com benefícios potenciais de sustentabilidade e sequestro de carbono e trará uma nova matéria-prima de combustível com menor teor de carbono para a indústria de diesel renovável. A CCI, que continuará a operar como uma entidade independente, desenvolveu CoverCress como uma cultura única cujo grão é uma fonte de combustível e ração com baixo teor de carbono e baixo consumo.

"Desde nossa fundação em 2013, temos buscado ativamente - e nos beneficiado - apoio científico, operacional e financeiro de nossos parceiros acadêmicos e estratégicos. O progresso que fizemos na conversão do bagaço de centavo em nossa nova tecnologia de oleaginosas de menor intensidade de carbono, CoverCress, teria sido muito mais lento sem este apoio crítico", disse Mike DeCamp, CEO e presidente da CCI.

"Nossa parceria estratégica de longa data com a Bayer e nossas parcerias estratégicas mais recentes com a Bunge, e a Chevron nos proporcionaram acesso a conhecimentos especializados e capital que posicionam a CCI muito bem para o sucesso futuro".

Ao aproveitar a experiência e o apoio de líderes em combustíveis, esmagamento de soja, logística e ciências de safras, a CCI estará posicionada para oferecer todo o seu potencial através de uma cadeia de fornecimento que compreende as necessidades de produção, crescimento, processamento e entrega de suas safras a partir do zero.

"A conexão de toda a cadeia de valor - do desenvolvimento da semente ao consumidor final - é um passo importante para levar esta cultura ao mercado em escala", disse Greg Heckman, diretor executivo da Bunge. "Estamos ansiosos para ajudar a atender à crescente demanda por combustíveis renováveis com esta matéria-prima de menor emissão de carbono da próxima geração".

Os produtores da América do Norte em breve terão acesso a esta safra em dinheiro que oferece os benefícios de uma safra de cobertura, além de poder ser colhida para uso como matéria-prima de combustível renovável.

"A Chevron está procurando criar fontes de combustível renováveis inovadoras colaborando com os agricultores da América", disse Mark Nelson, vice-presidente executivo da Chevron para Downstream & Chemicals. "Estamos entusiasmados em trabalhar com a Bayer e a Bunge para acelerar a adoção do CoverCress, que acreditamos que pode ser usado para ajudar a fornecer ao sistema de transporte dos EUA combustíveis com menor intensidade de carbono no ciclo de vida".

Os agricultores plantam culturas tradicionais de cobertura para proteger e melhorar seu solo, não para colher. Desenvolvido convertendo o pennycress do campo através de ferramentas de reprodução e edição de genes, CoverCress é uma nova cultura de rendimento rotativo de baixa entrada que tem os benefícios ecossistêmicos de uma cultura de cobertura. Quando adicionada às rotações de milho e soja na terra durante o inverno, CoverCress tem o potencial de diminuir a perda de nitrogênio, ajudar a armazenar carbono no solo e melhorar a saúde do solo.

A CCI tem sido uma empresa do portfólio Leaps by Bayer, o braço de investimento de impacto da Bayer durante os últimos sete anos. O sucesso que a CCI alcançou em face do alto risco e incerteza, mostra o valor de apoiar inovações revolucionárias que podem resolver grandes problemas para a humanidade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024