BASF patrocina Seminário Cooplantio e apresenta novidades para os cultivos de arroz, trigo e soja

11.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

Com o objetivo de levar mais tecnologia para o agricultor e ajudar no aumento da sua produtividade, será realizado em Gramado (RS) o 27º Seminário Cooplantio, entre os dias 11 e 13 de junho. O evento é uma iniciativa da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio). O tema este ano é “Agroconhecimento, um diferencial no seu negócio”. A ideia é discutir práticas que favorecem o aumento de qualidade e produtividade, além de tecnologias que auxiliem o agricultor a produzir de forma mais sustentável.

A BASF é a principal patrocinadora do evento nesta edição, além de uma das maiores expositoras, e apresentará suas propostas de manejo específicos para as culturas da soja, trigo e arroz. “Os últimos anos foram marcados pelo fortalecimento da nossa parceria com a Cooplantio. Assim, buscamos constantemente oferecer soluções eficientes e sustentáveis aos agricultores da região”, comemora o gerente de Marketing Cultivos Cereais-Sul, Eduardo Gobbo.

Entre as soluções a serem apresentadas está o Sistema AgCelence Soja de Produtividade Top. O modelo de manejo desenvolvido no Brasil contribui para assegurar ao agricultor tanto o aumento em quantidade quanto melhora da qualidade do grão. Além do excelente controle fitossanitário, o manejo integrado com os produtos fungicida/inseticida Standak Top, e os fungicidas Comet e Opera - aplicados de forma integrada e sequencial - proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. Estudos realizados no campo concluíram que, seguindo os procedimentos corretamente, os produtores podem obter o aumento de até 5% na produtividade da soja, que corresponde a algo em torno de três sacas a mais por hectare.

Com o aumento da área plantada de trigo no Rio Grande do Sul de 6,51% em relação a última safra, o estado deverá alcançar os 993 mil hectares plantados, segundo o último levantamento feito pela Emater/RS-Ascar. Pensando nas necessidades dos cultivos, que muitas vezes são acometidos por doenças foliares, a BASF apresenta o fungicida Abacus HC para trigo e milho. O produto apresenta eficiência para o controle de manchas foliares e ferrugens, como a Mancha-amarela e a Puccinia Triticina, importantes doenças da cultura do trigo.

A BASF apresentará também o fungicida Opera Ultra para trigo. O produto, além das características do consagrado Opera, tem maior velocidade de ação, sem diferenciação na dose e aplicação e caracteriza-se como opção ao controle da Giberela (Fusarium graminearum), o que melhora a qualidade do trigo, aliado à possibilidade de ganho de produtividade por meio dos benefícios AgCelence.

Assim como em trigo, o estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz do País. Sabendo da importância deste cultivo para a região a BASF apresenta também o seu portifólio completo aos orizicultores gaúchos, incluindo o fungicida Brio® e o herbicida Kifix.

Brio apresenta ação protetiva por meio da inibição da germinação dos esporos às principais doenças foliares, de panículas e de grãos que afetam a cultura. Já para as plantas invasoras, a BASF traz Kifix. O produto possui amplo espectro de controle das principais plantas daninhas infestantes, além de flexibilidade na aplicação, já que tem efeito pré e pós-emergente. “Kifix é uma alternativa eficaz para a cultura arrozeira no controle do arroz vermelho, além de ser altamente eficiente em relação a outras gramíneas infestantes como Capim-arroz, Angiquinho e as principais Sagitárias”, argumenta Gobbo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025