Bayer CropScience destaca soluções para controle de insetos em grãos armazenados
Atualmente, a maioria das usinas de açúcar e álcool realiza a limpeza de seus evaporadores, equipamentos utilizados na produção de açúcar, de forma manual, dedicando uma equipe somente para esta tarefa. Porém, todas as etapas necessárias à limpeza mecânica demandam tempo e registram grande ocorrência de acidentes, além de não garantirem a excelência na limpeza.
Pensando nisso, a BASF desenvolveu uma solução para o setor sucroenergético com Settmill, produto inovador para limpeza química de evaporadores. O produto proporciona a otimização e viabiliza a automatização do processo de limpeza, evitando acidentes e ainda trazendo aumentos de produção de açúcar e da cogeração de energia, agregando valor ao processo produtivo.
O desenvolvimento do produto foi iniciado em 2007. “Foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento para testar a eficiência do produto, que oferece segurança e eficácia ao processo de limpeza”, explica Valter Milani, gerente de departamento do negócio de químicos industriais da BASF para a América do Sul.
Limpeza Química versus Limpeza Mecânica
Sendo automatizada, a limpeza química, diferente da mecânica, economiza tempo e mão de obra, além de eliminar completamente o risco de acidentes e aumentar a produtividade. Certificado pela ANVISA, o produto garante o bom funcionamento e manutenção dos equipamentos, com diferenciais comprovados, como economia de vapor e redução no tempo de parada para limpeza, gerando um aumento de eficiência e produtividade. Tudo isso sem comprometer a integridade dos equipamentos durante o período de vida útil normal.
Desta forma, a utilização do Settmill proporciona melhor e mais efetiva limpeza dos evaporadores. “As usinas poderão co-gerar mais energia devido à eficiência da limpeza, assegurando o uso de energia limpa em todo o ciclo de produção”, complementa Bruna Mendonça da área de marketing do negócio de Químicos Industriais.
Segurança no trabalho
Considerando o foco na segurança do trabalho, cada vez mais o empregador deve reestruturar processos que oferecem riscos visando minimizar acidentes, e eliminar as atividades não adequadas aos padrões definidos por lei para trabalho em espaço confinado (NR 33). Settmill elimina estes riscos.
Parceria com a Kebo
A criação desta tecnologia para o setor sucroenergético foi possível através de uma ação cooperada entre a BASF e a empresa KEBO. A KEBO possui 60 anos de experiência em limpeza química, atendendo cerca de 300 usinas no mundo, e atuando, nos últimos 8 anos, junto a usinas no Brasil.
Udo Löw, representante da KEBO, afirma que o produto proporciona melhor e mais eficiente limpeza dos evaporadores. “Settmill é uma grande contribuição na limpeza dos evaporadores”, afirma. Para ele, a limpeza química é uma tendência no segmento e uma nova concepção no mercado. “A cooperação entre a BASF e a KEBO permite esta sustentável e valorizada inovação que agora disponibilizamos para nossos clientes do setor sucroenergético”, afirma Carlos Eggers, diretor do negócio de químicos industriais da BASF para a América do Sul.
Fonte: Comunicação Social BASF
(11) 3043-2505
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura