SP e DF assinam protocolo para parceria na fruticultura
Protocolo de intenções é a formalização da primeira etapa da parceria entre os estados
A BASF Digital Farming anunciou o lançamento global do "Xarvio Field Manager For Fruits & Veggies", plataforma digital voltada para a horticultura. Inicialmente, a ferramenta será implementada na produção de uvas viníferas e de mesa em mercados estratégicos da Europa e Turquia a partir da safra 2025/26.
A partir de 2026, outras culturas como tomate e batata serão incluídas. O objetivo é otimizar a produção agrícola por meio de dados e tecnologia digital, auxiliando os produtores na tomada de decisões para aumentar a eficiência, reduzir custos e minimizar impactos ambientais.
A entrada no setor hortícola faz parte da estratégia da BASF de ampliar sua presença no segmento digital agrícola. A nova plataforma integra o Decision Support System (DSS) da Horta, empresa adquirida pela BASF em 2022, além de modelos avançados para manejo de crescimento vegetal, controle de pragas e doenças e gestão da irrigação.
O Xarvio Field Manager fornecerá recomendações agronômicas baseadas em dados, permitindo aos produtores um acompanhamento mais preciso das lavouras. Com isso, espera-se melhorar a produtividade e a sustentabilidade da produção, além de garantir conformidade com normas ambientais locais.
Segundo Konstantin Kretschun, diretor global da BASF Digital Farming, o lançamento marca a entrada da empresa no mercado global da horticultura e fortalece sua presença em outros segmentos agrícolas.
"A combinação do Xarvio Field Manager com o DSS da Horta traz uma solução digital única para o setor, impulsionando produtividade, rentabilidade e sustentabilidade", afirmou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura