​Bangladesh pode aumentar importações de algodão goiano

Anúncio foi feito pela embaixadora do país durante visita técnica à Agopa

14.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Brenno Sarques

As relações comerciais internacionais são um flanco na estratégia para o crescimento das exportações de algodão em Goiás e no Brasil. Dois dias após receber a Missão Compradores 2017, hoje, dia 14, foi a vez da embaixadora interina de Bangladesh, Nahida Rahman Shumoda, se encontrar com representantes da Diretoria e do corpo técnico da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), para conhecer o processo produtivo da cotonicultura em Goiás. O encontro contou ainda com o gestor nacional de sustentabilidade da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA), Fernando Rati.

Bangladesh é o 10º maior importador de algodão do Brasil. Com um pequeno território e uma grande população, a demanda pela fibra é alta. “Temos interesse em aumentar as importações de algodão de Goiás. Precisamos verificar questões relacionadas ao beneficiamento da produção local e questões de logística”, enumerou a embaixadora. A exposição apresentada à comitiva do país sul-asiático teve enfoque nos programas de sustentabilidade ABR-BCI, na rastreabilidade dos fardos de algodão goiano e nas inovações das análises de qualidade do algodão realizadas pelo laboratório da Agopa.

Sustentabilidade

Em 2016, 81% do algodão brasileiro foi certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), e esse percentual deve aumentar, uma vez que o certificado é um diferencial que abre portas para novos mercados mundiais. O ABR tem protocolos alinhados com o certificado internacional da Better Cotton Iniciative (BCI) e, juntos, somam mais de 200 itens verificados anualmente em cada fazenda, com critérios estabelecidos quanto a questões ambientais, sociais e trabalhistas.

Para a embaixadora Nahida Rahman Shumoda, a oportunidade de conhecer o processo de produção, análise e beneficiamento da pluma foi importante para entender os critérios do mercado e os diferenciais que Goiás e o Brasil tem adotado para competir. A comitiva seguiu para uma propriedade em Goiatuba, para conhecer uma plantação de algodão, seu plano de manejo e controle de pragas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024