Balanço Nutricional Georreferenciado é lançado no 2º GVS Tec

17.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Os solos de cerrado em condições naturais são solos ácidos, com toxidez de alumínio, tem alta capacidade de fixação do fósforo, níveis baixos de potássio, cálcio e magnésio, entre outras características que interferem na capacidade produtiva das culturas. Em áreas cultivadas também ocorre uma variabilidade na fertilidade, devido a fatores químicos, físicos do solo e manejo da área. O conhecimento desses aspectos do solo é fundamental para a correção de desequilíbrios nutricionais do solo e da planta. Com o Balanço Nutricional pode-se contornar essas variabilidades do solo e aos poucos corrigir o desequilíbrio nutricional. Por isso, será lançado durante o 2º GVS Tec, neste sábado (19), em Cristália/GO, o Balanço Nutricional Georreferenciado.

 

O produto utiliza tecnologias para realizar um levantamento detalhado de uma área, dentre estas, o uso de imagens de satélites georreferenciadas, possibilitando realizar uma amostragem de solo direcionada, de acordo com os tipos de solo, textura, histórico da área e outras variabilidades existentes.

 

De acordo com o Consultor Agronomico da Sigma, Leonardo Mroginski, a recomendação de fertilizantes baseia-se no conceito do equilíbrio solo-água-planta através do balanço nutricional, levando em consideração a relação entre os nutrientes, a demanda da planta para atender à produtividade esperada, a exportação e os teores adicionados e disponíveis no solo. “O maior erro cometido no manejo da fertilidade do solo é achar que o solo fértil é o que contém altas quantidades de nutrientes no solo. Ao contrário, solo fértil é aquele que possui nutrientes numa proporção adequada às necessidades da cultura a ser plantada, buscando reduzir excessos e suplementando os nutrientes em déficit de forma equilibrada”, explica.

Deste modo, Mroginski também afirma que se deve ter cuidado nas relações entre os nutrientes, caso contrário, as respostas das culturas podem ser negativamente afetadas.

 

Mais informações sobre o 2º GVS Tec podem ser obtidas pelo telefone (61) 3601-3070 ou por email anapaula@sigmaac.com.br.

 

Carolina Silveira

Grupo Cultivar

carolina.silveira@grupocultivar.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025