Soja chega ao estágio final do ciclo produtivo e colheita avança no Rio Grande do Sul
Cerca de 51% das lavouras encontram-se em processo de maturação, e as restantes estão predominantemente na fase final de enchimento de grãos
Em clima de otimismo no campo, consolidação da infraestrutura e reconhecimento da feira como uma das maiores do País, a Bahia Farm Show 2024 foi lançada nesta semana em uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo. A 18ª edição do evento acontecerá de 11 a 15 de junho, e terá como tema “Agro: a herança do Brasil”.
A organização da Bahia Farm Show está se preparando para ocupar uma área de 242 mil metros quadrados - um incremento de 9% em relação à edição passada, e montar uma infraestrutura que vai abrigar 420 expositores. Neste ano, a expectativa é manter o patamar dos R$ 8 bilhões em comercialização.
As empresas serão distribuídas na área externa e nos três galpões cobertos, que representam cerca de mil marcas, desde as tradicionais revendas de máquinas, veículos e implementos agrícolas, até tecnologias de irrigação, drones, softwares, aviões e estruturas como silos e armazéns.
A cerimônia de lançamento contou com a participação de representantes do poder público, produtores rurais e expositores, que conferiram em primeira mão as novidades apresentadas pelo presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi. Também estiveram presentes o vice-presidente, Moisés Schmidt, e o coordenador, Luiz Pradella.
Ranzi destacou que, apesar dos desafios enfrentados pelos produtores rurais nos últimos tempos, é importante não tirar o pé do acelerador. “Tenho certeza que continuaremos investindo em tecnologia e na renovação das nossas frotas. Independente da conjuntura, a feira será, assim como foram as edições passadas, um sucesso absoluto, e vamos bater a meta de público, ultrapassando os 100 mil visitantes”, contextualiza.
O vice-presidente da Bahia Farm Show salientou que a escolha da temática para a 18ª edição da feira se encaixa perfeitamente com o sentimento dos produtores rurais e de quem já teve a oportunidade de prestigiar a feira. “Trazemos o legado da tradição das nossas famílias, dos pioneiros que se dedicaram ao campo, reconhecendo o sucesso do passado, mas por meio da tecnologia, pensando no futuro”, disse Schmidt.
Neste ano, as novidades na infraestrutura englobam a ampliação dos banheiros e da área do estacionamento, com capacidade para mil vagas. Outro destaque é a capela na praça central, que terá uma estrutura de 40 m², com paisagismo remodelado. Além disso, a segurança das redes elétrica e de comunicação serão reforçadas. O evento conta com ruas cobertas para proteção contra o sol e 100% pavimentadas.
A feira também vai disponibilizar áreas de alimentação e convivência, como restaurantes, praças de alimentação, ilhas de food truck, espaço para a agricultura familiar, com a comercialização de artesanato e produtos do campo, área de playground e “fazendinha” para as crianças.
Os visitantes poderão aproveitar passeios pagos de balão e helicóptero e a tradicional pista de test drive de veículos comercializados na feira. O evento disponibiliza segurança 24 horas, atendimento médico, sistema de internet e som interno, além de acesso facilitado e sem filas com o ingresso digital.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura