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Uma das regiões de maior expansão do pólo agrícola do cerrado baiano terá um aporte de 800 km na sua malha rodoviária.
O incremento logístico será o resultado de uma inédita Parceria Público Privada (PPP) no estado para implantação, manutenção e operação de estradas, como parte do Programa de Rodovias Estaduais no Oeste Baiano, cujo protocolo de intenções foi assinado sexta-feira (28/08), pelo governador Jaques Wagner, o secretário da Infra-estrutura, João Leão, o diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Paulo Sérgio Ferraro e o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sérgio Pitt. Com a conclusão prevista para 30 dias, os estudos serão realizados por representantes das três instituições parceiras do projeto.
As obras serão iniciadas pelo trecho de 200 km que interligará o município de Luís Eduardo Magalhães a Formosa do Rio Preto, passando por Barreiras e Riachão das Neves, conectando a BA 459 (Anel da Soja) à BA 225 (Coaceral). O valor para este corredor viário, que foi batizado de Rodoagro, é estimado em R$80 milhões. Ele atenderá diretamente a 500 mil hectares de lavouras, em uma das áreas de maior expansão agrícola do cerrado baiano, com perspectiva de chegar a 1 milhão de hectares dentro de quatro ou cinco anos.
“Esse acordo reflete a preocupação do Estado com a infra-estrutura da região Oeste, considerada uma das mais importantes fronteiras agrícolas brasileiras. Nós já preparamos a ferrovia Oeste Leste, mas este aspecto rodoviário é fundamental. Os empresários entendem que precisam investir para melhorar sua produção e o Estado é parceiro. Tenho certeza de que o resultado será muito bom”, disse o governador.
Para o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, representando os produtores na ocasião, a organização do setor produtivo rural tem permitido importantes parcerias junto ao Governo e instituições de crédito. É o caso da Rodoagro, do Plano Oeste Sustentável, que vai sanar definitivamente o passivo ambiental na região, o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Oeste da Bahia (Fundesis), pareceria de responsabilidade social entre Aiba e BNB que está beneficiando dezenas de entidades sociais do Oeste, e o Fundo de Aval Privado, também fruto de uma parceria entre Aiba e BNB que alavancou a aplicação dos recursos do FNE nas linhas de custeio e investimento na região Oeste.
“O agronegócio cada vez mais tem provado o seu valor e tanto dos produtores, quanto o Governo e o BNB concordam que é preciso fomentá-lo e criar estruturas para que ele se desenvolva. Assim, com o esforço conjunto, todos saem ganhando”, afirmou Sérgio Pitt.
De acordo com o secretário de Infra-estrutura, João Leão, a rodovia terá papel fundamental no escoamento da produção agrícola da região. “Hoje o produtor tem um custo enorme para o transporte da carga. A rodovia vai fazer com que o produto chegue ao porto, pagando bem menos por isso”
A assinatura do protocolo aconteceu imediatamente após a reunião da qual participaram, o presidente da Aiba, Walter Horita, o presidente da Associação Rodoagro, João Antônio Franciosi, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, Paulo Sérgio Ferraro, Sérgio Pitt, o coordenador de PPPs do BNB, Ocione Mendonça, o diretor de Ambientes de Negócios do BNB, José Wanderley Barreto, o diretor de Construção e Manutenção do Derba, Berchris Requião, dentre outros.
A PPP começou a ganhar forma em junho deste ano, durante a Bahia Farm Show, a feira de tecnologia agrícola e negócios realizada anualmente no município de Luís Eduardo Magalhães. No período, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, e o presidente da Associação Rodoagro, Antonio Franciosi, sobrevoaram a área e conferiram o primeiro trecho em construção da rodovia. O governador Jaques Wagner então incumbiu o secretário de liderar o processo e encontrar com os parceiros um modelo de parceria.
Catarina Guedes
Assessora de Comunicação
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