Dow e DuPont recebem aprovação condicional no Brasil para a proposta de fusão de iguais
As empresas esperam concluir o processo de fusão entre 01 de agosto e 01 de setembro de 2017
A proposta de criação do Polo Industrial do PAD-DF foi tema de discussão, na tarde desta quarta-feira (17), no auditório do AgroBrasília. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, José Guilherme Leal, o presidente da Câmara Legislativa e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP), Joe Vale, e o superintendente do Banco do Brasil no DF, Fernando Pelisser, apresentaram o decreto do Executivo para transformar o local em uma área de fortalecimento para a Agroindústria da cidade.
Ao todo, serão 328 hectares com acesso à BR-215, próximo ao quilômetro 16. Para cumprir requisitos de viabilidade ambiental, o espaço será dividido em dois lotes - o primeiro com terrenos de 6 a 8 hectares, voltados às empresas de menor porte; o segundo será formado por áreas de, aproximadamente, 28 hectares, para as companhias de maior porte.
“A previsão é que o edital seja lançado até setembro deste ano. Se o prazo for cumprido, as empresas terão 40 dias para enviar as propostas e, assim, o resultado do processo licitatório deve ser anunciado em novembro próximo”, pontuou José Guilherme.
A projeção do Governo do Distrito Federal é que sejam instaladas empresas de alimentos e embalagens, condomínio de máquinas, fertilizantes, fabrica de ração, entre outras.
Para que o edital seja lançado, o setor deverá entrar em acordo sobre as condições para contratação da empresa construtora. As sugestões que contam no projeto atualmente abordam questões como tecnologia para captação e reuso de água da chuva, permeabilidade, energia renovável e outros aspectos sustentáveis.
Os interessados também deverão comprovar demanda por matéria prima local, geração de emprego e projeto inovador. Construção das visas de acesso e um projeto de redistribuição de energia também deverão permear a proposta.
Joe Vale ressaltou que o projeto irá valorizar o potencial da região, além de atrair outras marcas e tecnologias de ponta. “Precisamos aproveitar este momento, em que temos um governador simpático à causa e um representante da Câmara Legislativa que é do setor”, ressaltou.
O coordenador-geral da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, lembrou que a região já é destaque no Brasil no que diz respeito à produção de soja, milho e feijão. O PAD-DF, circundado pelos estados de Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, também tem oito centros de pesquisa da Embrapa, a principal unidade da Emater e mais de 230 mil hectares de diversidade de plantações.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura