Aurora Coop investe em caminhões elétricos nas frotas de SP e RS

A projeção para os próximos anos é utilizar 45 veículos elétricos, distribuídos em todo o Brasil

12.03.2022 | 10:21 (UTC -3)
Marcos A. Bedin

Sempre de olho nas tendências de mercado e focada no cuidado com o meio ambiente, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) iniciou o ano com um investimento que traz inovação e sustentabilidade para o processo logístico. A partir de 2022, a Aurora Coop inclui a utilização de veículos elétricos em sua frota de entrega de produtos refrigerados.

A iniciativa surgiu como parte dos projetos de Inovação da Aurora Coop e foi implementada pela área de Logística, em função da insegurança de quem opera com veículos a diesel em decorrência dos aumentos do custo do litro do combustível, aliado à preocupação com a poluição do meio ambiente e aquecimento global. 

De acordo com os valores sustentáveis da cooperativa, os veículos atendem legislações ambientais, minimizam a poluição sonora, permitindo a utilização em horários alternativos, e geram menor vibração e ruído interno, o que traz mais conforto laboral aos motoristas.

A projeção para os próximos anos é utilizar 45 veículos elétricos, distribuídos em todo o Brasil. O primeiro veículo já está realizando entregas na Grande São Paulo/SP e, o segundo, deverá rodar na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os caminhões são modelo VUC (veículo urbano de carga), indicados para circular em áreas urbanas, para atender entregas de varejo que realizam mais de 600 entregas por mês.  Além da propulsão elétrica, também possuem baú refrigerado com equipamentos 100% elétricos.

A substituição de um Veículo Urbano de Carga (VUC) movido a diesel por um elétrico deixa de emitir mensalmente 9.000 kg de monóxido de carbono, o que equivale ao plantio de 65 árvores para neutralizar suas emissões.

O projeto reforça o compromisso da Aurora Coop em inovar e investir cada vez mais em sustentabilidade. Além de acompanhar as novas tendências mundiais, os veículos elétricos são o primeiro passo para o futuro, impactando positivamente a sociedade, com a utilização das matrizes energéticas limpas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro