ATTO Adriana Sementes se torna definitivamente ATTO Sementes

Empresa de produção de sementes de soja e milheto no Brasil completa 41 anos com nova identidade e novidades

13.01.2021 | 20:59 (UTC -3)
André Moraes

Com mais de quatro décadas de história, em janeiro deste ano a empresa ATTO Adriana Sementes (antiga Sementes Adriana) se torna definitivamente ATTO Sementes, assumindo o nome do Grupo Atto, do qual faz parte. A empresa, com sede em Rondonópolis, Unidade Agroindustrial em Alto Garças, no Mato Grosso, e Centro de Pesquisa de Milheto e Guandu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é líder na produção de sementes de soja e milheto do Brasil. Atualmente, exporta para China, Japão, Itália, França e Paraguai e pretende expandir as fronteiras. Novos híbridos de milheto, em breve, serão lançados, promovendo elevação dos patamares de produtividade.

A mudança de nome acontece em um dos períodos mais transformadores do grupo, que sempre colocou o sucesso do produtor rural como prioridade. Os resultados obtidos no presente são frutos das atitudes inovadoras realizadas no passado, quando Odílio Balbinotti, em 1980, saiu da região Sul para produzir sementes de qualidade no Centro-Oeste, até então uma nova fronteira agrícola e foi acelerado quando Odílio Balbinotti Filho assumiu a presidência do grupo.

O trabalho foi iniciado na Fazenda Adriana, no município de Alto Garças (MT), dando origem à empresa de mesmo nome: Sementes Adriana. Hoje, a propriedade é uma das mais modernas do país, gerando desenvolvimento, pesquisa, empregos e inovação no mercado, sem esquecer da sustentabilidade e responsabilidade social. As ações estão sempre alinhadas com os valores do Grupo: “respeito ao ser humano”, “honestidade”, “inovação”, “trabalho em equipe”, “valorização do trabalho” e “foco no cliente”.

“Tudo o que criamos tem como objetivo o sucesso do produtor rural. Trabalhamos dia e noite para aumentar a sua produtividade. Por isso, gostamos de sempre dar um passo à frente, pois vemos e nos antevemos aos desafios do produtor rural, apresentando o melhor caminho. Foi assim com a produção de sementes quando diziam que o Centro-Oeste era difícil de plantar, sendo hoje a região que mais produz. Agora, está sendo com nosso trabalho na agricultura digital, que já é a próxima fronteira a ser ultrapassada”, afirma o presidente do Grupo ATTO, Odílio Balbinotti Filho.

O futuro é hoje

Além da ATTO Sementes, o grupo criou a ATTO Intelligence, focada no desenvolvimento de soluções digitais e tecnológicas para os produtores rurais. Uma delas é o PlantUP (meuplantup.com), plataforma comparativa de desempenho produtivo que auxilia o agricultor nas tomadas de decisões no campo, como a escolha da melhor cultivar, o período para plantio, população ideal por época, textura de solo, entre outras informações. A plataforma é gratuita e voltada aos agricultores de todos os tamanhos e níveis de tecnologia.

Em pouco mais de um ano desde o lançamento, o PlantUP tem quase 11 milhões de hectares de soja, milho e algodão cadastrados por agricultores do Brasil e do Paraguai.

O próximo caminho do PlantUP – que será divulgado com mais detalhes em breve – é o uso do sistema de inteligência artificial para análises preditivas, o que permitirá no futuro próximo a prescrição, recomendações de melhores caminhos a seguir. Esse movimento será alinhado com o lançamento, também em breve, de mais uma empresa de tecnologia do Grupo ATTO.

A diretora de Marketing, Mariangela Albuquerque, destaca que a essência da empresa continua a mesma, sempre focada em inovação e sustentabilidade, que andam juntos no desenvolvimento do agronegócio. “O nome ATTO Sementes é remetido à atitude, que sintetiza tudo que fazemos para que o produtor rural tenha sucesso.  Ele nos prepara para avançar ainda mais em novos mercados com um nome fácil, curto e de pronúncia clara. As inovações, o trabalho em agricultura digital, o melhoramento dos híbridos de milheto e a ampliação do nosso portfólio têm sempre o aumento sustentável de produtividade do produtor como foco. É isso que nos motiva”, afirma Mariangela.

Essa confiança que o produtor rural deposita na empresa também já é compartilhada pelo mercado. Um exemplo é a captação feita pela ATTO Sementes, com a coordenação do Rabobank, de R$ 80 milhões pela emissão de Certificados Recebíveis do Agronegócio (CRA), tipo de operação que acontece apenas em empresas estruturadas e com governança clara. Os recursos vêm para impulsionar os novos investimentos.

“Nós só conseguimos ser inovadores quando pensamos hoje olhando para o amanhã. É no presente que criamos condições para termos um futuro próspero e que gere sucesso ao produtor rural. A transformação digital não acontecerá daqui a três, quatro ou cinco anos, ela já acontece hoje e está transformando o mundo”, conclui Balbinotti Filho.

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