Assocon reforça o compromisso da entidade na formação de mão-de-obra qualificada em confinamentos

20.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) confirmou a realização do 3º ano da Escola de Capacitação em Confinamento, idealizada em 2010 exatamente para oferecer treinamento teórico e prático de funcionários que trabalham nos confinamentos.

Como em toda atividade produtiva, o manejo da pecuária de corte intensiva demanda de busca constante da produtividade, eficiência e qualidade nos confinamentos, resultados que tem exigido dos pecuaristas uma preocupação importante com a formação dos funcionários que atuam no dia-dia da fazenda.

Ciente dessa necessidade, a Assocon realizará cinco novas etapas em 2012, duas em fevereiro no Estado de Goiás (Goiânia e Jataí) ao final de março, a terceira etapa no Estado do Mato Grosso, na cidade de Barra do Garças, ao final de abril a quarta etapa no Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Três Lagoas e ao final de maio, a quinta e última etapa, no Estado de Tocantins, em Paraíso do Tocantins, este último estado, estreando no roteiro da programação da Assocon.

“A capacitação destes profissionais é de suma importância porque são eles que manejam, cuidam da alimentação, imunizam, pesam o gado e fazem avaliações periódicas e qualquer falha nesses procedimentos pode fazer toda a diferença entre o lucro e o prejuízo na hora da venda do gado para o abate”, diz Fábio Maia, diretor executivo da Assocon.

Cada uma das etapas conta com o respectivo apoio do Sindicato Rural ou Associação de Criadores local ou da região e de empresas parceiras, imprescindíveis para assegurar o suporte necessário para a realização das aulas que em geral acontecem no período de uma semana, com aulas teóricas e práticas que inclui um dia de campo numa instalação de confinamento.

“Este é um projeto considerado pioneiro em seu segmento e que tem por objetivo estimular a qualificação profissional de peões, capatazes, vaqueiros, gerentes de fazendas e demais interessados. Esta capacitação também é importante como elo entre os diferentes setores que trabalham para o desenvolvimento da pecuária de corte no País”, considerou Bruno de Andrade, analista técnico da Assocon.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025