Arysta LifeScience apresentará Programa Aplique Bem em Campo Mourão/PR

07.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

O Programa Aplique Bem, iniciativa da Arysta LifeScience em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), para auxiliar os agricultores rurais a utilizarem corretamente defensivos agrícolas, evitar danos ambientais e reduzir custos sociais, será apresentado como case de sustentabilidade e responsabilidade social aos alunos do curso de agronomia, da Faculdade Integrado de Campo Mourão, no interior do Paraná. O encontro acontece no próximo dia 10 de outubro, na sede da Faculdade.

Quem adianta a expectativa para a apresentação é o acadêmico da instituição, Donizeti Fornarolli, animado com a oportunidade de aliar a prática acadêmica com experiência de campo. “Os alunos estão ansiosos com a possibilidade de entender melhor as técnicas e logística de um case agrícola sustentável bem sucedido. Tenho certeza que irá acrescentar muito à formação dos alunos, abordando especificidades sobre técnicas de pulverização aliadas a redução de impactos ambientais”, declara Fornarolli.

Durante o treinamento, os agricultores têm acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

A aluna de agronomia, Sabrina Bandeira, que coordena a ação, comenta sobre a oportunidade. “Serão cerca de 50 alunos, e todos certamente curiosos, pois já faz algum tempo que ouvimos falar sobre o Programa, e lemos bastante a respeito. Encaixa-se perfeitamente com o que estávamos procurando para a extensão do conteúdo de classe”, comenta Sabrina.

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 56% das propriedades rurais do país, um total de 1,4 milhão, utilizam defensivos de forma inadequada, por isso os treinamentos pretendem atender e orientar essa demanda. A partir do Programa, estima-se que o treinamento correto desses trabalhadores represente uma redução de 90% nos riscos de contaminação e prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, além de colaborar economicamente com o produtor.

“Foi muito interessante o convite, pois demonstra o reconhecimento do nosso trabalho, que além de ser bem visto por ótimos profissionais, agora começa a despertar o interesse de estudantes e formandos. É uma honra poder levar o Aplique Bem a essas pessoas, que integrarão o futuro do agronegócio brasileiro”, diz Jedir Fiorelli, especialista de desenvolvimento de produto e mercado da Arysta.

A iniciativa começou com produtores de hortifruti no interior de São Paulo, mas hoje o Aplique Bem atende todo o Brasil e atua em diferentes culturas, tornado-se um importante projeto para educação de produtores rurais. O programa percorre a estrada há quase quatro anos e já ultrapassou a marca de 800 propriedades visitadas, treinando mais de 20 mil produtores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Com uma ampla política de responsabilidade social e ambiental, a Arysta LifeScience possui programas que envolvem desde a educação na sala de aula até a orientação no campo. Ambos visando conscientizar os produtores rurais sobre os benefícios da utilização correta e racional dos defensivos agrícolas. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos em projetos de sustentabilidade. A empresa dá atenção ainda à capacitação profissional, para oferecer ao produtor um treinamento completo e de qualidade e ainda levar alimentos seguros ao consumidor.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025