Arysta, BASF e Syngenta se unem em projeto de educação no campo

12.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Com ampla política de responsabilidade social e ambiental, as empresas Arysta LifeScience, BASF e Syngenta se unem no projeto “Hortaliças: alimento seguro e saudável”, visando estimular o desenvolvimento sustentável; promover a qualidade dos alimentos; melhorar o controle fitossanitário na olericultura; assegurar a segurança e a saúde do trabalhador rural; incentivar a destinação correta das embalagens e a proteção ao meio ambiente.

O lançamento oficial do projeto “Hortaliças: alimento seguro e saudável” acontecerá no sábado (13/12), no Ginásio de Esportes de Guapiara, região de Apiaí (SP), e conta com a parceria da prefeitura de Guapiara e do Sindicato Rural de Apiaí.

O Projeto, criado há 3 anos pelos membros da Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de São Paulo com apoio da ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal e da FIC - Faculdades Integradas Cantareira, tem o objetivo de promover treinamentos que orientem os agricultores e trabalhadores sobre as boas práticas agrícolas, inclusive em âmbito comercial. “O treinamento a diversos aplicadores num mesmo momento, desperta a consciência das pessoas para as vantagens das boas práticas agrícolas tanto para a saúde humana e proteção do meio ambiente, quanto ao aspecto da comercialização de alimentos seguros aos consumidores, gerando ações de continuidade por parte das lideranças locais. O treinamento atende a Norma Regulamentadora (NR 31), de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, como: rotulagem e sinalização de segurança, medidas higiênicas durante e após o trabalho, tecnologia de aplicação e uso de equipamentos de proteção individual”, explica Thaís Santiago, Engenheira Agrônoma e de Segurança de Trabalho e consultora da ANDEF.

A horticultura nos municípios de Apiaí, Ribeirão Branco, Barra do Chapéu e Guapiara é responsável por um grande número de empregos e pela sobrevivência de 9.500 pequenos agricultores, o que torna fundamental o desenvolvimento de programas de treinamento, principalmente aos aplicadores de defensivos agrícolas. O Projeto terá duração de oito meses. Inicialmente foi realizado um levantamento nos municípios e 150 propriedades foram selecionadas e devem receber treinamento de campo.

“Trabalhar em conjunto com empresas do mesmo ramo de atuação, em prol de um objetivo comum, torna este projeto singular, já que a união de esforços, proporciona ainda mais benefícios aos agricultores, ao meio ambiente e à sociedade em geral. Para a Arysta LifeScience, que participa pela segunda vez do Projeto Hortaliças, é sempre importante fazer parte de trabalhos diferenciados que apresentem resultados efetivos e contribuam com o desenvolvimento da agricultura brasileira”, diz Líria Hosoe, coordenadora de Stewardship e Registro da Arysta LifeScience.

As hortaliças são produtos perecíveis, que exigem alta produção todos os dias, tecnologia e variedade, portanto os horticultores de uma forma geral sofrem com a fragilidade de uma cadeia produtiva caracterizada pela produção pulverizada, fragmentada e sazonal. “A BASF, por meio da Unidade de Proteção de Cultivos, oferece soluções inovadoras que agregam valor ao mercado de hortifruti no Brasil. Por meio dessas inovações, a BASF deseja seguir contribuindo para assegurar o desenvolvimento da olericultura como uma fonte de riqueza econômica e social no Brasil. Trabalhar em sinergia com outras empresas de defensivos é gratificante, pois com isso mostramos para a sociedade que como indústria temos, todas, a responsabilidade social e ambiental como o principal pilar das nossas atividades", destaca Vinicius Ferreira Carvalho, coordenador de Stewardship e responsabilidade socioambiental de Proteção de Cultivos da BASF.

A Syngenta tem um forte compromisso com a responsabilidade social corporativa e uma plena convicção de que, para crescer de forma sustentada e agregar valor ao negócio, é preciso que suas atividades caminhem em integração com meio ambiente e sociedade, o que significa sustentabilidade. Isso se deve, com certeza, à sólida convicção de que o compromisso com a ética é parte indivisível da função social da empresa, continuamente comprometida com ações voltadas ao aprimoramento da qualidade de vida das populações. Além disso, a Syngenta acredita que um dos seus maiores triunfos têm sido a conquista de multiplicadores e a criação de oportunidades para que a vida do homem do campo e o agribusiness brasileiro ganhem sempre mais em excelência e qualidade. ”Para o Projeto Hortaliças: Alimento Seguro e Saudável as três empresas Arysta, BASF e Syngenta uniram-se para um objetivo comum: promover a agricultura sustentável através de capacitações sobre uso correto e seguro dos produtos fitossanitários e Boas Práticas Agrícolas, desta forma garante-se o compromisso em relação à saúde, segurança e ao meio ambiente”, explica Lilian Vendrametto, coordenadora de Stewardship da Syngenta.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025