Arvorezinha/RS será sede de seminário ambiental

18.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Ação visa reunir produtores em torno das questões ambientais e faz parte do Programa Microbacias, apoiado pelas empresas associadas, Emater, IPH/UFRGS e UFSM.

Representantes do SindiTabaco - Sindicato da Indústria do Tabaco, empresas associadas, Emater, Afubra e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se reuniram nesta quinta-feira, 13 de maio, na sede do SindiTabaco, em Santa Cruz do Sul, para planejar o seminário ambiental que será realizado no dia 07 de julho, em Arvorezinha.

O município foi escolhido por integrar o Programa Microbacias, realizado desde 2005, com o objetivo de avaliar o impacto das atividades agrícolas e de ocupação das terras sobre o solo e os recursos hídricos. Por meio de coleta de amostras junto à microbacia de Arvorezinha, o acompanhamento é realizado por pesquisadores do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de parcerias internacionais com universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos. Ações semelhantes são desenvolvidas nas microbacias de Agudo, Cristal e Santa Cruz do Sul.

Os resultados acerca destes trabalhos, especialmente na bacia de Arvorezinha, serão conhecidos na apresentação do professor Jean Minella, do Departamento de Solos da UFSM, responsável pelo monitoramento dos resultados. “No período de estudo, 2002 até o momento, o manejo do solo foi modificado sensivelmente com a introdução gradual de práticas de conservação como o cultivo mínimo, o plantio direto, o uso de plantas de cobertura, entres outras”, revela Minella.

De acordo com o vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social do SindiTabaco, Sérgio Ângelo Willani, também está prevista uma visita a campo nas estações de monitoramento e nas propriedades demonstrativas considerados modelos das boas práticas de conservação do solo, caso do plantio direto e cultivo mínimo.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – A programação do seminário integrará ainda uma palestra sobre legislação ambiental. Entre os assuntos que devem ser abordados está a preservação de matas ciliares ao longo das margens de cursos de água. “Nosso objetivo é esclarecer e conscientizar os produtores sobre o assunto que já vem sendo, inclusive, tratado individualmente com os produtores pelos orientadores agrícolas das empresas”, afirma Willani.

Fonte: Andreoli MS&L - (11) 3169-9354

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025